sábado, 31 de maio de 2008

Limpeza de pele varre cravos, espinhas e impurezas

Veja com que intervalo você deve se submeter ao tratamento�

Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas� e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.�
Mas nem todo mundo precisa se submeter a essa varredura completa. “Muitos tipos de pele conseguem se limpar naturalmente. A exceção normalmente fica por conta da pele oleosa que, em geral, não se satisfaz apenas com tônicos e sabonetes”, explica Mônica Fiszbaum, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A freqüência da operação limpeza também depende dos tipos de pele.
Quem tem espinhas, precisa do tratamento uma vez por mês. Se sua pele é muito oleosa, a visita pode ser trimestral desde que os cuidados domésticos façam parte do seu dia-a-dia. Peles normais pedem limpezas com o mesmo intervalo ou até com um espaço maior. Para isso, basta manter em casa um kit com alguns produtos que ajudem a manter a aparência higienizada: um bom tônico, loção demaquilante (no caso das mulheres), creme ou gel de hidratação e, para os mais empenhados, alguma fórmula esfoliante.

Na clínica ou em casa, atenção
Em casa, a remoção das impurezas faciais exige cuidados redobrados. Uma apertadinha a mais pode até provocar cicatrizes no rosto. “Recomendo espremer apenas lesões superficiais, fáceis de se retirar” , aconselha Mônica.� � �

O ideal é lavar o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros. Depois, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha. Aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo. Se estiver difícil para sair, não insista.

Já na esteticista, a limpeza de pele dura entre 50 e 60 minutos e pode ter até oito passos. Confira a seguir o que acontece em cada um deles.

1. Higienização
É a primeira fase da limpeza, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem. São usados produtos na forma de musse, emulsão, creme ou gel.

2. Esfoliação
Realizada com cosméticos cheios de grânulos, remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele.

3. Desincrustação
Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns.

4. Vapor
O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.

5. Extração
É a caça ao inimigo. Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma microagulha esterilizada, por serem mais profundos.

6. Máscara calmante
Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas. Existem produtos específicos pada tipo de pele, hidratando ou controlando a oleosidade.

7. Aparelho de LED
Esse estágio só aparece em procedimentosmais agressivos. O aparelho tem propriedades cicatrizante e antiinflamatória, deixando o rosto bem menos marcado e sem a vermelhidão característica de uma limpeza mais rigorosa.

8. Máscara final
Feita � base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel. Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento. Há a hidratante, a clareadora de manchas ou sardas, a calmante, a purificante e a que oxigena boa para peles sem vitalidade. “O paciente vai para casa com a máscara e deve permanecer com ela durante três horas. Depois disso, é só lavar o rosto com água” , explica a dermatologista.

Antes de entrar na faxina…
A dermatologista Mônica Fiszbaum conta que algumas dúvidas já se tornaram cativas no consultório e continuam em pauta entre homens e mulheres que procuram orientação profissional antes de entregar o rosto para ser renovado. A seguir, ela responde todas elas para você.

Todo mundo deve fazer limpeza de pele?
Não. Pacientes com a pele cheia de espinhas amareladas devem evitar o procedimento. Nessa situação, a infecção pode se disseminar e o tratamento, em vez de ajudar, vai comprometer a saúde cutânea. Nessas situações, o melhor é fazer um tratamento com o dermatologista, esperar as espinhas sumirem e, aí sim, incluir a limpeza na rotina.

Posso fazer limpeza quado estiver bronzeada?
Não é recomendado. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade. Portanto, o contato com alguma substância mais agressiva pode provocar o aparecimento de manchas que vão ficar ainda mais evidentes quando o bronzeado sumir.

Depois de fazer a limpeza, é permitido tomar sol?
Nem pense nisso. Saindo da clínica, fique 48 horas sem se expor ao sol. Além disso, aplique filtro solar com fator 15, no mínimo. Cosméticos que tenham ácidos na composição também estão proibidos nesse período a pele está sensível demais e eles prodem causar manchas. A mesma recomendação vale para o cremes oleosos, que podem entupir os poros.

Grávidas podem fazer limpeza de pele?
A não ser que a futura mamãe já tenha o hábito incluído no cotidiano, melhor evitar. Mas explicação para isso tem fundo emocional: os médicos preferem proteger a paciente de qualquer tratamento que possa causar dores ou estresse.

Cravos: é possível prevenir!

Evitar os pontinhos pretos que insistem em marcar seu rosto é praticamente impossível, afinal não dá para frear a oleosidade natural da pele e, menos ainda, encapar o rosto e protegê-lo da poluição os dois fatores que desencadeiam o surgimentos dos cravos.

Mas não é por isso que você precisa passar o tempo todo com o rosto pintado. Alguns cuidados caseiros são suficientes para remover os pontos ainda que, a longo prazo, não substituam uma limpeza de pele.

Tônicos e produtos adstringentes oferecem ótimos resultados, assim como sabonetes de ação profunda. Só tome cuidado para não usar produtos inadequados para o seu tipo de pele. Eles podem ressecar demais o rosto, levando o organismo a produzir ainda mais sebo e, conseqüentemente, favorecendo o aparecimento dos cravos e até de espinhas. (escolha o melhor sabonete para a sua pele). No caso das mulheres, dormir maquiada também é fatal: os cosméticos entopem os poros, e o rosto rapidamente enche-se de pontos pretos.

Fonte: minhavida.uol.com.br

A invasão dos cravos

Se você já ouviu aquele papo de que os cravos são aracnídeos (família das aranhas) e morre de medo de que isso seja verdade, pode ficar mais do que tranqüila, pois isso não passa de mais uma invenção popular.

A acne nada mais é que uma inflamação das glândulas sebáceas da pele. Essas glândulas produzem uma substância chamada sebo, formada de diversos tipos de gorduras. “O sebo é normalmente eliminado pelos chamados folículos pilossebáceos, formados por um pêlo e uma glândula sebácea, situados na camada intermediária da pele”, explica a dermatologista Sonia Aparecida Ribeiro. Os tais folículos pilossebáceos são os populares poros da pele.

Quando alguma coisa na pele – como sujeira e oleosidade – tampa os poros, o sebo fica retido no buraquinho e forma cravos. Os poros estão na pele do corpo inteiro, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, enquanto que no rosto, nas costas e no peito as glândulas sebáceas são maiores.

A acne se manifesta pela formação de cravos ou espinhas que, se são tratados sem cuidados adequados, podem deixar na pele marcas e cicatrizes.{

Tipos de acne
- Pontos pretos ou comedões abertos: esse tipo de cravo raramente inflama e pode ser eliminado facilmente. Muitas vezes desaparece espontaneamente.
- Pontos brancos ou comedões fechados: os cravos brancos não são eliminados facilmente, mas podem inflamar.
- Pápulas: as elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas. São causadas por uma reação inflamatória, sem presença de pus.
- Pústulas ou espinhas: as pústulas ou espinhas indicam inflamação com presença de pus, na superfície da pele.
- Cistos ou espinhas internas: as inflamações com pus nas camadas mais profundas da pele, chamam-se cistos ou espinhas internas e não são eliminadas espontaneamente.

Causas da acne
- Fator genético ou hereditário.
- Fator hormonal. Na adolescência, como a quantidade de hormônios aumenta, aumenta também a produção de sebo, o que pode contribuir para o surgimento da acne.
- Atividade das glândulas sebáceas. Algumas pessoas têm glândulas sebáceas mais ativas que outras, por isso as pessoas de pele oleosa apresentam maior tendência � acne.
- Ação de bactérias. Algumas bactérias agem no sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.

Cuidando da acne
- Usar produtos em forma de gel.
- Fazer limpeza diária usando loção de limpeza ou sabonete e hidratante em gel com filtro solar.
- Fazer uso de produtos com propriedades calmante, cicatrizantes, bactericidas, antiinflamatórias e adstringentes.
- Fazer limpeza de pele mensalmente ou quinzenalmente com esteticista, profissional gabaritado e vale a pena dizer que este passo é fundamental para o sucesso do tratamento.
- Em caso de acne muito avançada, procurar um médico, que pode, além do tratamento, receitar antibióticos.
- A esteticista Aldrey Sobrinho explica para que serve cada tipo de ácido e dá algumas receitas que você pode fazer em casa para acabar com a acne. Clique aqui para ler!

Dicas:
- Não mexa na acne ou cravo, pois a mão e a unha podem contaminar e piorar a lesão, inclusive deixando sua pele marcada com cicatrizes.
- Não usar produtos gordurosos, maquiagens gordurosas e bloqueadores. Eles são venenosos, porque aumentam a oleosidade quando impedem a passagem da gordura natural da pele.
- Não fique no sol achando que vai melhorar. O sol aparentemente pode ter um efeito cicatrizante, mais em excesso pode estimular a produção de sebo.
- Limpe a pele antes de dormir
- Procure se alimentar de forma adequada e tomar água. O estado nutricional e a falta de líquidos influenciam na saúde da pele.
- Não exagere lavando o rosto várias vezes ao dia. O excesso de lavagens pode estimular a produção de sebo.
- Pílula anticoncepcional não faz mal para a acne. Dependendo do anticoncepcional, a acne pode até regredir.
- É mentira que a masturbação provoca acne.
- Aquela história de que quando o intestino não funciona direito provoca acne não passa de mais uma lenda.

Por: Andreza Aguiar

Fonte: www.igirl.com.br

Sardas e pintas

Elas são um charme, mas é preciso ficar atento aos cuidados com a pele, principalmente durante o verão. Anote algumas dicas importantes.

Uma pele lisa, sem manchas, pintas ou sardas é quase impossível de se ver - não que ela não exista -, mas sempre tem alguém com alguma pinta pelo corpo ou mancha de nascença. Até alguns bebês tem alguma “manchinha”. Muitos consideram um charme, um toque especial na beleza. Outros, já gostariam de bani-las, retirá-las e deixar a pele totalmente lisa.

Alguns acabam retirando pintas mais por necessidade do que vontade, como foi o caso de Fellipe Elias. “Foram três pintas”, diz. Como a irmã dele havia retirado, a pedido do médico, Fellipe achou melhor fazer o mesmo. “Fizeram a biopsia e não deu nada”, revela.

Duas das diversas pintas que possui Helena Salles estavam “atrapalhando” sua rotina. “Quando eu vestia as roupas, eu acabava machucando as pintas. Elas não tinham problema nenhum, mas como eu feria as duas, foi melhor retirar”, conta.

Helena também possui muitas sardas, que não incomodam, mas nem por isso ela deixa de usar filtro solar. “Quando tomo sol, uso fator 40, 50 no rosto”, afirma. Sua mãe e avó são tão brancas quanto ela e possuem muitas sardas e pintas também.

Só que as sardas, pequenas manchas acastanhadas, são resultado da exposição da pele clara a luminosidade, não somente a dos raios solares quanto a da luz artificial. Já as pintas são “má formações congênitas”, são células alteradas, como explica a dermatologista Cristina Mansur. “Podem aparecer com a idade, mas até os 40 anos. Pode ser que uma ou outra pequena suma depois, porque o organismo absorve”, revela.

Cuidados com as sardas
� Segundo a dermatologista, as sardas aparecem em pessoas de pele clara e com maior incidência em ruivos e de olhos claros. Pessoas claras que trabalham com luz artificial direta tem uma grande chance de aumentar o número de sardas. Antes da exposição a luz, o fator principal para ter sardas é a genética.

Quem possui tendência a ter sardas conseqüentemente pode desenvolver câncer de pele mais facilmente. Não é que elas vão evoluir para um câncer.

É que a pele com sardas demonstra que possui pouca capacidade de se recuperar do sol. “Como a camada de ozônio está só diminuindo, o mínimo que as pessoas precisam usar é um filtro solar com fator 30″, indica Cristina.

O rosto, a parte superior do tronco e as mãos são os locais mais propensos para que as sardas apareçam em grande quantidade. Quando se toma sol, a quantidade de melanina (pigmento que dá a cor a pele) aumenta e escurece ainda mais as sardas.
Para quem não gosta destas “manchinhas” existe um tratamento para eliminá-las da pele, com a vantagem de ficar com o local rejuvenescido. São duas ou três aplicações no local, como na face e nas costas das fotos, uma vez por mês. “Devem ser feitas no inverno”.
O responsável pela retirada das manchas acastanhadas é o laser de alexandrita, que também estimula o colágeno, diminuindo rugas finas. Depois das aplicações, a pessoa precisa continuar com ácido retinóico e filtro solar para evitar que voltem. “Quem tem tendência, pode fazer uma aplicação de laser por ano depois do tratamento”, recomenda Cristina.

Atenção com as pintas
Realmente, elas são um encanto, porém é bom ficar atento ao tipo de pinta que está em sua pele. Se alguma pinta muda a característica inicial, como sangrar, crescer, coçar e doer, procure um dermatologista para que ele faça uma análise.

Antes de retirar para fazer biopsia e saber se a pinta é ou não cancerígena, existe um exame chamado dermatoscopia. “Ele revela sinais sugestivos. Se tiver dúvida, deve-se retirar com uma boa margem de segurança e fazer o exame histopatológico”, relata Cristina (foto abaixo). Para fazer o exame, deve-se retirar a pinta de forma cirúrgica e não com laser. “O laser queima a pinta e impossibilita de mandar pra examinar. Só pode retirar com laser quando o médico tem certeza de que a pinta é benigna”, avisa.

� Se der positivo e for profundo, os médicos pesquisam o “linfonodo sentinela (gânglio de drenagem da lesão)”. A pessoa pode até precisar de fazer radioterapia e quimioterapia. Normalmente, isso acontece quando a pessoa deixa passar muito tempo depois de ver que tem algo estranho com a pinta.

Engana-se quem acredita que as pintas altas - dérmica (mais profunda que a epiderme) - são as mais propensas a ser cancerígenas. “A célula que sofre cancerização é na junção entre a epiderme e a derme”, justamente o local onde nasce a pinta plana. Já as com pêlos têm menos tendência, porque os pêlos nascem na derme.

Pintas que são malignas são chamadas de melanomas malignas. Ela é assimétrica, com bordas irregulares, sua cor varia entre castanho escuro e preto (quando são inofensivas sua cor, normalmente, é castanha), e seu diâmetro é maior que seis milímetros. Além disso, fique atento a pintas que surgem em regiões de trauma, como área genital, palma da mão, planta do pé e leito da unha.

Fonte: www.acessa.com/mulher

Economizando energia - Chuveiro elétrico

Seja breve. Banhos demorados consomem mais energia.

Não tente reaproveitar uma resistência queimada, pois,
além de provocar aumento de consumo, isso põe em
risco sua segurança.

Nos dias quentes, utilize o chuveiro com a chave na
posição "verão". O consumo de energia elétrica é cerca
de 30% menor do que na posição "inverno".

A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenas faíscas e cheiro de queimado são sinais de problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.

Se for lavar o banheiro com água do chuveiro, desligue-o.

Fonte: Eletropaulo

Economizando energia - Ferro Elétrico

O aquecimento do ferro, ligado várias vezes ao dia,
provoca um desperdício muito grande de energia
elétrica. Habitue-se a acumular a maior quantidade
possível de roupas para passar de uma só vez.

Regule a temperatura, seguindo as orientações do
fabricante.

Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido,
iniciando sempre pelas roupas que requerem temperatura
mais baixa.

Deixe o ferro desligado quando não estiver em uso,
mesmo por intervalos curtos.

Reserve algumas roupas leves (de nylon, lingerie etc.)
para serem passadas no final, com o ferro desligado,
pois ele ainda estará quente.

Fonte: Eletropaulo

Pele oleosa

Ter pele oleosa dá trabalho. O rosto vive engordurado. Mas é o aspecto de sujeira provocado pelo excesso de gordura que mais incomoda os donos desse tipo de pele.
Os poros, por sua vez, ficam dilatados, o que abre espaço para cravos e espinhas. Mas é o aspecto de sujeira provocado pelo excesso de gordura que mais incomoda os donos desse tipo de pele.
Como o problema é genético – por algum motivo, as glândulas sebáceas trabalham em ritmo acelerado – o jeito é cuidar bem dela. Cuidados diários e o uso de produtos adequados são as principais armas para combater a oleosidade.

Veja como tratar a pele oleosa

Logo pela manhã
Lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza que contêm ácido salícilico – essa substância tem ação esfoliante e ajuda a renovar a pele. Evite produtos com álcool, pois eles provocam mais oleosidade. Depois disso, passe um hidratante leve em forma de gel e com filtro solar.

Antes de dormir
Lave o rosto com o mesmo sabonete utilizado nos cuidados matinais. Em seguida, aplique um creme de tratamento para hidratar, controlar a quantidade de gordura e auxiliar a renovação celular.
O ideal é que esse produto seja indicado por um dermatologista – só ele poderá avaliar a necessidade de alfahidroxiácidos, ácido salicílico ou ácido retinóico. Geralmente, nos cremes manipulados há também substâncias clareadoras, como o ácido kójico e a hidroquinona, que diminuir marcas de acne.

De vez em quando
Uma vez por semana, você pode usar máscaras de ação calmante e secativa. Mês a mês, adotar uma limpeza de pele é uma boa pedida para remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas.

Creme ou gel: o que é melhor?

Quem tem pele oleosa deve manter distância de produtos cremosos – como misturam água e óleo, são mais indicadas para peles secas e normais. O ideal é lançar mão dos géis, que são feitos � base de água. Os fluidos, por sua vez, destinam-se � s peles mistas, pois têm muita água e pouca gordura.

Fonte: www.unisite.com.br

As melhores dicas para manter sua pele saudável

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa:
- não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.
- evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele.� Prefira sabonetes suaves, “hidratantes”.
- se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.� No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).
- logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

Cuidados com a pele oleosa:
- evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parece ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar.
- evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
- evite alimentos gordurosos.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
- só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo).
- se, além de oleosa, a pele descama ou fica avermelhada ou com coceira, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica.

Cuidados com os cabelos oleosos:
- evite usar condicionadores próximo � raiz dos cabelos ou xampus que contenham condicionadores na sua fórmula (2 em 1).
- evite lavar a cabeça com água quente.
- evite alimentos gordurosos e bebida alcoólica.
- beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.
- cuidado com o estresse, ele pode aumentar a produção de oleosidade.
- se além da oleosidade tem caspa e coceira, pode ser a dermatite seborréica. Neste caso, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Cuidados com os cabelos� ressecados e com pontas duplas:
- use condicionadores após o xampu.
- use regeneradores de pontas após o banho.
- evite pentear frequentemente os cabelos.
- evite fazer escova.
- evite o calor intenso dos secadores.

Cuidados com as unhas:
- não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
- não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
- não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
- evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
- evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”.
- deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
- qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.

Fonte: www.dermatologia.net

Depilação: escolha o melhor método

O verão chegou e pede corpos bonitos, dourados e sem pêlos. Seja qual for o método escolhido, antes de depilar-se é preciso tomar alguns cuidados. Tanto as modernas técnicas laser, que extraem o pelo por até dois anos, e a eletrólise, até as comuns ceras, cremes depilatórios e gilete, exigem produtos específicos para não agredirem a pele.

Quem optar pela depilação laser não deve esquecer de aplicar um creme anestésico duas horas antes do tratamento, para evitar ardências na pele causada pelo calor do raio. A aplicação é indolor e leva meia-hora para axilas e virilhas e uma hora para pernas. Este método impede o crescimento dos pêlos por até dois anos.
O tratamento laser é contra-indicado para a pele bronzeada, porque pode manchá-la. Além disso, como a pele fica sensível só deverá ser exposta ao sol duas semanas após a aplicação.

Outro método bastante eficaz e mais barato que o laser é a eletrólise. A aplicação leva em média 30 minutos e é feita pêlo por pêlo, com um aparelho semelhante a uma caneta. Com uma agulha na ponta, ele emite uma descarga elétrica no bulbo do pêlo, para queimar sua raiz.

Como este é um método que deve ser realizado somente por profissionais qualificados, ele é mais indicado para buços, virilhas, axilas e sombrancelhas. Os pêlos vão enfraquecendo com o tratamento e num prazo de até dois anos, eles podem ser elimiados ou reduzidos consideravelmente.

As ceras quentes e frias são os métodos mais utilizados para a depilação. Dentre os produtos, os mais recomendados são base de ingredientes naturais, como ervas, mel e algas. A cera quente é a mais usada porque abre os poros e remove os pêlos com maior facilidade, funcionando como um anestésico. Já a fria provoca um pouco mais de dor. Depois desta depilação a pele precisa estar protegida do sol com um fator mínimo 15.

Já quem optar pela gilete deve usar sempre um hidrante após a raspagem dos pêlos, para evitar irritações na pele. Esse método, embora seja o mais rápido, prático e barato meio de depilação, provoca o encravamento dos pêlos com o tempo.

Fonte: www.unisite.com.br/saude/depilacao.shtml

Dicas para economizar combustível

- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

- Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador.

- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

- Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

- Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

- Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

- Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

- Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

- Utilize o acelerador com suavidade.

- Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

- Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

- O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.

- Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.

- Quando puder, utilize os transportes coletivos.

- O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.

- Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.

Fonte: Site da Petrobrás

Dicas de economia

1 – Não rasgue dinheiro
O pior gasto é aquele que não gera benefício algum. Organize-se. Pague suas contas em dia. Concentre o vencimento das suas contas mensais para o mesmo período, de preferência na data do recebimento da sua principal fonte de receita. Sempre que possível use a opção de débito e pagamento automático diretamente com seu banco.

2 – Pague apenas pelo consumo
Cancele ou negocie redução de valor pelos serviços adicionais que você não utiliza no telefone fixo ou celular, na tv a cabo, na internet e similares. Evite manter-se associado em clubes que você pouco freqüenta. Contrate seguros apenas de acordo com suas necessidades e hábitos de vida.

3 – Programe-se para viajar
Quem planeja melhor e com mais antecedência as viagens, geralmente consegue obter melhores tarifas e condições. Sempre que possível, viaje em baixa temporada. É mais fácil encontrar passagens aéreas baratas no meio da semana do que nas segundas e sextas-feiras, e no meio do dia ou da noite do que no início ou final do horário comercial.

4 – Mantenha o controle
Saber o quanto se gasta e em que se gasta é meio caminho para evitar problemas financeiros. Não se descuide das pequenas contas. Muitas vezes é na soma dos pequenos gastos que se descobrem os grandes rombos – e as grandes oportunidades para economizar. Faça um orçamento pessoal e doméstico e procure acompanhá-lo com regularidade.

5 – Peça, solicite e exija descontos
Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça desconto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal-atendido, exija desconto.
Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmente a preferência dos clientes. É comum a existência de convênios com empresas, cartões de crédito, associações, clubes, condomínios e vários tipos de entidades para ter o privilégio da sua presença como consumidor. Descubra se você é beneficiário de algum convênio antes de pagar qualquer conta.

Fonte : Site Educaçâo Financeira

DICAS PARA REDUZIR SEU GASTO DE ÁGUA

ATENÇÃO, CANTORES DE CHUVEIRO:
Cante, mas economize no repertório. Na hora de passar o xampu e o sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água.

REGRAS DA BOA JARDINAGEM:
Não exagere na quantidade de água quando for regar as suas plantas. Elas não têm a mesma sede que você e podem morrer afogadas. No jardim, use regador em vez de mangueira, que gasta muito mais água

SEU DENTISTA E A CORSAN RECOMENDAM:
Escove os dentes diariamente, mas não desperdice água. Enquanto estiver escovando os dentes, deixe a torneira da pia fechada.Reabra apenas para enxaguar a boca

DICAS PARA O SEU BOLSO:
Fique atento aos vazamentos na sua casa. Caixas d'água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo no futuro. De gota em gota, sua conta também vai aumentando.

CALÇADA LIMPA COM POUCA ÁGUA:
Limpe bem a calçada com a vassoura para tirar a sujeira mais grossa. Depois, então, jogue a água depositada em um balde. O serviço fica mais rápido e mais eficiente. Lavar a calçada sem fechar a torneira consome quatro litros de água por minuto.

PROGRAMA PARA O FIM DE SEMANA:
Você precisa tomar banho todos os dias. O seu carro, não. Aproveite o tempo livre do fim de semana para dar uma geral na sua máquina. Em vez de gastar água e mais água da mangueira, use balde. Quem economiza gasolina também economiza água.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Como deixar o rejunte novinho?

O vapor do chuveiro e a formação de fungos deixam o rejunte do banheiro escurecido e com aspecto de sujeira. Embora a água sanitária possa remover grande parte dessas manchas, às vezes, é necessário trocá-lo, removendo resíduos antigos e reaplicando a massa sobre o azulejo. Mas este tipo de procedimento, além de fazer sujeira, exige a presença de um pedreiro. Uma ótima dica é recorrer a produtos tonalizantes com aplicadores de espuma que pintam o rejunte já existente, sem precisar removê-lo. Veja o passo a passo para renovar ou até modificar a cor do seu rejunte:

1. Limpe a superfície
Remova toda a gordura e eventuais sujeiras do rejunte.


2. Seque bem
Veja se o rejunte está livre de água. O ideal é manter a área longe da água por 24 horas antes da aplicação.

3. Aplique o produto
Passe o bico do frasco da tinta sobre o rejunte sem fazer pressão. O excesso de tinta dificultará a limpeza.


4. Retire o excesso
Com o auxílio de uma espuma qualquer, remova os borrões 1 hora após a aplicação do produto.


5. Dê a segunda demão
Em alguns casos, isso é necessário. Busque alguma falha e avalie se a reaplicação terá que ser feita.


6. Nada de água
O local pintado não deve ser utilizado por 2 dias.


por: Gustavo Curcio
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/anamaria/blogarquiteto/listar.shtml

Prateleiras chiques e organizadas!

Quem disse que prateleiras não podem ser sofisticadas? Para decorar um ambiente com muito bom gosto usando este tipo de móvel, basta seguir um padrão de cores e formas dos objetos colocados sobre as prateleiras.
Veja algumas dicas de arrumação destes objetos:

• Evite sobrecarregá-las. Deixe um espaço entre os objetos.

• Apóie quadros e porta-retratos. Quadros de mesma moldura e tamanhos diferentes. Assim, você não precisa furar a parede e pode trocá-los quando quiser.

• Coloque luminárias nas extremidades. Experimente colocar um abajur de cada lado da prateleira. Assim, você ilumina a superfície e valoriza a peça.

• Use objetos de mesma cor. Se escolher prateleiras brancas, por exemplo, decore-as com vasos, porta-retratos e enfeites de uma só cor, como vermelho ou azul.


por: Gustavo Curcio

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/anamaria/blogarquiteto/listar.shtml

Saiba como diminuir o risco de ter varizes

A maioria das mulheres, com certeza, se preocupa com o surgimento daqueles vasinhos avermelhados nas pernas. São as primeiras manifestações das temidas varizes. Infelizmente, existem pessoas que têm maior probabilidade de ter a dilatação das veias. No entanto, há certos hábitos que também contribuem para o desencadeamento das varizes.

“O aparecimento das varizes é uma doença crônica, de evolução lenta e progressiva”, define José Mario Reis, médico e cirurgião vascular do Instituto H. Ellis. Segundo Reis, a primeira manifestação surge por volta dos 20 anos.

As varizes surgem mais em mulheres. Essa predileção pelas pernas femininas pode estar relacionada com a questão hormonal, mas ainda não há estudos que afirmem categoricamente essa tendência.

O que se sabe é que a gestação é um dos fatores mais importantes no desencadeamento das varizes. Portanto, “quanto maior a quantidade de filhos que uma mulher tem, maiores são as chances dela ter varizes”, afirma Eduardo Toledo Aguiar , cirurgião vascular e diretor clínico da Spaço Vascular.

O angiologista José Mario Reis aconselha que o tratamento seja feito cerca de 40 dias após o parto, pois, de acordo com ele, algumas veias podem ter a dilatação regredida, ou seja, o “vasinho” some.

Outra fase da vida em que as varizes costumam aparecer é na velhice. “Cerca de 70% da população idosa tem varizes”, conta Walter Campos Junior, chefe da equipe de cirurgia vascular do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos. De acordo com o especialista, isso se deve ao envelhecimento da parede da veia, o que contribui para o dilatação da mesma.

Há ainda mais um fator que pode interferir no aparecimento de varizes: a herança genética. Mas, assim como a propensão feminina para a doença, esta é apenas uma afirmação não comprovada cientificamente.

Como não dá para escolher nascer em uma família que não tenha casos de varizes, nem evitar a velhice e, muito menos, sugerir a uma mulher que ela não seja mãe, o melhor é seguir algumas dicas que podem ajudar na luta contra as varizes.

- Controle seu peso: a obesidade é um fator que contribui para o aparecimento de veias dilatadas, já que o peso em excesso sobrecarrega a função das pernas;
- Pratique exercícios físicos: os músculos fortalecidos ajudam na circulação venosa;
- Não fique muito tempo na mesma posição: o ideal é fazer alongamentos a cada duas horas, principalmente quem trabalha sentado ou fica muito tempo em pé;
- Use meia elástica durante a gravidez: esta medida ajuda na circulação sanguínea.

Fonte: beleza.terra.com.br

Pernas bonitas, não são privilégio de atrizes e modelos

Na verdade, o que se passa por trás de um par de pernas bem “torneadas” e sem manchas, cicatrizes ou varizes, é um grande esforço e dedicação para mantê-las saudáveis, associado a um pouco de sorte.

Durante o período de crescimento, algumas ocorrências até banais, como picadas de insetos ou arranhões, podem deixar cicatrizes desastrosas. Com a adolescência, os traumatismos associados � s atividades esportivas, principalmente aquelas localizadas nos joelhos, também podem deixar suas cicatrizes. Em muitos casos já podem ser observadas algumas microvarizes nas descendentes portadoras de varizes. Jovens sedentárias (que não praticam esportes) poderão adquirir, nesta etapa de desenvolvimento, distúrbios como celulites, obesidade e uma conseqüente flacidez nas pernas.

Na fase adulta, fatores como o uso de anovulatórios (anticoncepcionais orais), gravidez, oscilações de peso acima do limite desejado, trabalhos com longos períodos sentados ou de pé com pouca movimentação, estresse, má alimentação e distúrbios emocionais, tendem a favorecer algumas mulheres para o surgimento ou o agravamento de varizes preexistentes e não tratadas.
Diante deste quadro de possibilidades, gerador de seqüelas e que compromete a estética das pernas muitas vezes de forma irreparável, é necessário criar mecanismos de prevenção e educar para uma postura de vida mais saudável desde a infância.

A continuidade e persistência são também imprescindíveis. Normalmente um tratamento vascular é um pouco prolongado, e dependendo da quantidade e do tipo de variz poderá até levar meses ou ano. O importante é primeiro não permitir que o mal agrave e com a continuidade sentindo a melhora do quadro clínico e estético. Depois é só manter periodicamente uma reavaliação médica que variará de 6 meses a 2 anos dependendo da intensidade e da predisposição ao ressurgimento de novos vasos varicosos.

Dr Edson A Neves - Angiologista

Fonte: http://www.belaspernas.com.br/novoartigos_gera.aspx?data=02/09/2004&chamatitulo=Pernas%20bonitas,%20n%c3%a3o%20s%c3%a3o%20privil%c3%a9gio%20de%20atrizes%20e%20modelos

Dicas para entrevista de emprego - VÍDEO

Fonte: www.denisjob.com.br

Acabe com as dores nas pernas

Incômodo é maior no calor;
pés para cima e até a boa respiração trazem alívio
Sentir as pernas pesadas, inchadas e doloridas é um incômodo comum a muitas pessoas. Em períodos de temperatura alta, como esse que estamos vivendo, algumas dicas e cuidados podem eliminar ou, ao menos, minimizar o problema.

Com o calor, as veias ficam dilatadas, o que causa um aumento de dores e incômodo nas pernas. É possível, no entanto, adotar alguns costumes que podem melhorar a circulação, o que ajuda a evitar ou aliviar as dores.

Para o cirurgião vascular e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Kasuo Miyake, de São Paulo, o corpo humano tem em funcionamento seis “corações”. “Além do coração no peito, nós temos outros cinco: dois nas pernas — panturrilhas que contraem e comprimem o sangue contido nas veias profundas –, dois nos antebraços e mãos — que têm a mesma função das pernas –, e um no diafragma — que cria, quando inspiramos, uma pressão negativa do abdômen, puxando o sangue da perna”, conta.

Se todos os “corações” estiverem em plena atividade, é possível diminuir além do inchaço das pernas, o inchaço das mãos, eliminando as dores.

CUIDADOS - Dicas simples, porém eficientes, podem resolver o problema de dores. Uma delas é deixar os pés elevados durante a noite, o que ajuda na circulação do sangue das pernas. Para isso, basta calçar os pés da cama, ou colocar uma almofada embaixo do colchão, no lado onde ficarão os pés. Almofada sobre o colchão também ajuda, mas impede a pessoa de rolar na cama.

Sentar-se em uma postura adequada, com os braços bem apoiados é outra medida. “Quando se permanece muito tempo na mesma posição, deve-se, com o calcanhar apoiado no chão, realizar movimentos nos pés, levantando-os e abaixando-os alternadamente, várias vezes durante o dia”, recomenda Miyake.

Para o bom funcionamento do “coração” do diafragma — importante para a circulação do sangue das pernas –, a recomendação é respirar profundamente.

SALTO ALTO - Mulheres acostumadas a usar salto alto também devem ter um cuidado especial com a saúde de suas pernas. Mas uma dica simples evita as dores. “Elas devem alongar as panturrilhas diariamente”, diz o cirurgião Kazuo Myiake.

As conseqüências do uso diário de calçados de salto alto não afetam somente as pernas, mas também os pés. Um exemplo é a psicóloga Anita Domingues, 25 anos, que, por trabalhar sentada e de salto alto, tem os seus pés inchados de duas a três vezes por semana.

“Quando chego na minha casa, coloco os pés para cima por cerca de 20 minutos, o que é muito relaxante”, diz a psicóloga. “O simples costume de descansar os pés e as pernas no pufe ou na cama alivia a tensão.”

Por fim, cuidar do coração do peito é fundamental para o bom funcionamento de toda a circulação do nosso corpo, inclusive das pernas. Para cuidar do coração as recomendações são as de sempre: faça uma atividade física regular, sob os cuidados e recomendações médicas.

por Fredy Cunha

Fonte: jornal.valeparaibano.com.br/2005/03/20/saude/abre1.html

10 dicas para obter um dos mais lindos sorrisos

Dizem que os olhos são as janelas da alma e o sorriso é a porta do coração. Ele abre portas, desarma hostilidades, acaba com o mau-humor e eleva a auto-estima. Cheio de virtudes e responsabilidades, ele precisa
da ajuda de mais de 40 músculos da face para ser esboçado.

Ele também é alvo de preocupação quando quem sorri não dá a devida atenção saúde bucal e nem visita o dentista regularmente. Segundo pesquisa do IBGE, feita em 1998, quase 20% dos brasileiros não tem acesso ao dentista e apenas 6% das pessoas vão ao dentista com regularidade.

Apesar disso, pacientes e profissionais de odontologia procuram por tecnologias de ponta para valorizar a estética dos dentes, principalmente aqueles que vivem da própria imagem, como artistas e celebridades. “A ida regular ao dentista é a grande contribuição para uma dentição saudável”, diz Fábio Luiz Munhoz, dentista. “Boa parte delas faz prevenção para não perder os dentes por cáries ou problema periodontal”, conta.

Outros problemas que podem ser evitados com a prevenção são: lesões causadas por próteses mal adaptadas, gengivites, desgaste dos dentes (provocado pelo próprio paciente que raspa os dentes enquanto dorme, isso é chamado de bruxismo noturno), apertamento dos dentes, que causa dores de cabeça, pescoço e ombros, cansaço e zumbido nos ouvidos, câncer bucal, pênfigo vulgar (doença auto-imune crônica, que se manifesta inicialmente na cavidade oral), candidíase (conhecido como “sapinho”), erosões dentais (causadas por constantes refluxos) e perda óssea.

Como se vê, a prevenção é o segredo de sucesso para ter dentes saudáveis e um sorriso nota 10. Como ela está muito ligada � higiene bucal, preparamos uma lista de 10 cuidados a ter a favor da saúde bucal. Você vai rir � toa com o excelente resultado desses cuidados.

1. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e prefira escovas com cerdas macias.

2. Também escove a língua depois de cada refeição, porque nela ficam bactérias.

3. Ao escovar os dentes, coloque as cerdas da escova entre a gengiva e os dentes de forma que ela fique inclinada 45º. Faça movimentos horizontais com as cerdas entre a gengiva e o dente por toda a arcada dentária, por dentro e por fora. Escove a parte interna dos dentes da frente usando a escova no sentido vertical. Nessa mesma posição, escove a superfície dos dentes.

4. Use uma quantidade mínima de pasta de dente, menor que o tamanho de uma ervilha. Quando o creme dental é colocado em grande quantidade, faz espuma e dá a falsa sensação de limpeza. O creme deve ser usado porque tem flúor, mas o que realmente limpa os dentes, retirando a placa bacteriana, é a escovação aliada ao fio dental.

5. O fio dental tem a função de retirar os resíduos alimentares que a escova não consegue. Seu uso é recomendado ao menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. Para não errar na hora de usá-lo, corte cerca de trinta centímetros do fio e enrole-o nos dedos médios das mãos. Quando for usar nos dentes inferiores, enrole o fio nos dedos indicadores. Deslize a parte central suavemente entre os dentes, com a ajuda dos polegares e indicadores. O fio deve abraçar a superfície de cada dente. Faça movimentos verticais para remover a placa bacteriana e os resíduos. Quando o fio dental desliza entre o dente e a gengiva faz uma raspagem e por isso, pode ocorrer sangramento, o que é normal - mas se for abundante e freqüente procure seu dentista.

6. Complete a limpeza usando do enxaguatório bucal.

7. O enxaguatório não deve substituir o fio dental. “Há trabalhos que comprovam a ação de colutórios (substâncias para enxaguar a boca) � base de clorexidina. Eles têm efeitos benéficos na proteção da gengiva. Mas, de forma alguma devem ser encarados como substitutos do fio dental”, diz Ivan Valle, ortodontista. Além disso, cuidado com os antissépticos. O uso diário inibe as papilas gustativas, diminuindo parcialmente o paladar. “Os colutórios, quando utilizados com muita freqüência, podem matar desnecessariamente parte de uma flora bacteriana importante no equilíbrio do pH (potencial de hidrogênio) da saliva e tingir os tecidos da boca, amarelando também os dentes”, explica Valle. Por isso, esses produtos devem ser usados como coadjuvantes no controle da placa bacteriana e sob supervisão de um dentista. “E sempre devem ser precedidos por uma boa escovação e pelo uso de fio ou fita dental”, completa o ortodontista.

8. Caso você não possa escovar os dentes, consuma alimentos duros, como cenoura ou maça ou masque um chiclete sem açúcar. Tanto a maçã quanto o chiclete, ajudarão a tirar o alimento que estiver grudado no dente. “Isso não substitui a escovação”, alerta Margarida Odete Paes, professora de Endodontia da Universidade Metodista de São Paulo. “É uma prévia da escovação, melhor que nada” diz.

9. Mantenha uma alimentação balanceada, sem excesso de açúcar. “Consumimos muitos alimentos pastosos e doces em vez de alimentos mais saudáveis. Isso altera a condição da saúde bucal”, diz Queiji Miasiro, dentista. Evite refrigerantes e “aquelas balas que grudam com muita facilidade no dente” completa.

10. O tratamento preventivo também inclui uma visita ao dentista a cada semestre para, entre outras coisas, checar a gengiva. Também recomenda-se radiografar a boca uma vez por ano.

Fonte: www.farmais.com.br/revista-s.asp?Sect=Sa%FAde&Nr=83

Dicas para entrevista de seleção de emprego - ´VÍDEO

Fonte: Fantástico

O rosto também precisa de exercício

Você sabia que a musculatura da face pode ser exercitada? Para suavizar os efeitos do sol, do envelhecimento e das centenas de caretas que fazemos no dia-a-dia, alguns exercícios simples podem adiar (ou até cancelar) a cirurgia plástica.


A ginástica facial parte de um princípio muito simples: é possível fortalecer os músculos da face, do pescoço e do colo da mesma maneira que fazemos com os do corpo. Afinal, do mesmo jeito que acontece com nosso corpo, aplicar cremes diariamente e fazer tratamentos estéticos nem sempre é suficiente para manter a forma. É aí que entra ginástica facial.

Veja algumas vantagens:

1. Primeiro de tudo, é barata. Basta um tempinho e um espelho.

2. Aumenta a circulação sangüínea.

3. Oxigena as fibras musculares.

4. Suaviza as linhas de expressão (rugas).

5. Com a devida orientação, pode corrigir pequenas imperfeições.
Segundo os especialistas, cerca de 15 minutos diários são suficientes para manter a saúde da pele. Mas, para alterar o seu aspecto, é preciso dedicar mais tempo: cerca de meia hora por dia.

Conheça alguns exercícios faciais

A ginástica facial é recomendada para pessoas com mais de 20 anos de idade que desejam prevenir ou atenuar o envelhecimento. Também é muito aconselhada para pessoas que emagreceram muito e ficaram com o rosto flácido, ou que tomam muito sol e estão enrugadas.Em todos os casos, o ideal é que os exercícios sejam feitos com a orientação de um especialista, pois os movimentos errados podem piorar a situação. Mas, se o seu caso é apenas de prevenção, pegue um espelho, passe um hidratante no rosto e treine alguns exercícios bem simples.

Para a testa: eleve as sobrancelhas o mais alto possível durante alguns segundos e volte ao normal devagar. Repita 10 vezes.

Para as pálpebras: aperte os olhos com força por cerca de cinco segundos e abra os olhos devagar. Repita 10 vezes.

Para a bochecha: sorria o mais largamente possível com a boca fechada. Repita 10 vezes.

Para as maçãs do rosto: diga “o” e “xix” 30 vezes seguidas.

Para os lábios: faça boca de patinho por alguns segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

Para a “papada”: com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita 10 vezes.

Fonte: http://www.terra.com.br/saude/dicas/2002/04/08/000.htm

Como cuidar da área ao redor dos olhos

Na maioria das mulheres - e homens - as primeiras rugas começam a se instalar ao redor dos olhos (pés-de-galinha ou pés-de-corvo).

A região ao redor dos olhos apresenta uma pele extremamente fina e sensível, com grande quantidade de músculos e vasos sanguíneos.

A função motora dos olhos e das pálpebras, e o movimento constante dos músculos periorbiculares diante da luminosidade e expressão facial, fazem com que a região seja a primeira a ficar com rugas e denunciar a idade.

Rugas, pregas e bolsas palpebrais se iniciam lentamente e se não forem combatidas dão um aspecto envelhecido � face. A lista de tratamentos corretivos existentes no mercado é extensa e é capaz de melhorar a imagem e a auto-estima de muita gente.

A prevenção deve começar por volta dos 25 anos. Dormir oito horas por dia, usar um bom par de óculos escuros (com proteção UVA e UVB) e nunca esquecer do filtro solar são algumas formas de adiar as indesejáveis rugas ao redor dos olhos. É bom lembrar que uma alimentação correta e hidratação do tecido é fundamental para o sucesso do tratamento da pele desta região.

Entre as alternativas disponíveis o ácido retinóico (vitamina A) é um dos produtos mais indicados, tanto na forma de cremes como na forma de peelings químicos. Cremes � base de vitaminas A, C e E, cujas funções são, respectivamente, estimular a renovação celular, combater os radicais livres e revigorar a pele, podem ser utilizados como prevenção e também para atenuar as rugas. Uma vez que elas estejam instaladas, aplicações de Botox, DMAE e Argireline suavizam as marcas e dão firmeza � pele.

Outro problema comum, as olheiras, também podem ser atenuadas. A primeira alternativa são os produtos � base de vitamina E, despigmentantes e vitamina K1. Existem bases com filtro-solar e com vitamina E específicas para essa região. O tratamento com laser também é eficaz porque estimula a produção de colágeno e suaviza a pigmentação.

Para quem prefere soluções caseiras, o soro caseiro gelado é uma grande arma contra aquele aspecto de noite mal dormida, porque a temperatura fria reduz a circulação sangüínea na região. Basta fazer uma compressa com algodão e colocar nos olhos durante 15 minutos, todas as noites.

A maquiagem deve ser retirada por completo antes de dormir. Existem demaquilantes específicos para essa região e, quase sempre os fabricantes utilizam componentes que não causam alergias. No entanto, alguns produtos para retirar a maquiagem deixam resíduos na pele e podem obstruir os poros. Para limpeza, a dupla água e sabonete líquido neutro é essencial.

Devemos lembrar que as pálpebras podem indicar problemas renais (pálpebras inchadas), alergias a medicamentos e cosméticos, anemias e deficiências de líquidos e nutrientes.

Fonte: http://www.sitemedico.com.br

Gloss e lábios

As formulações de Gloss labial são super importantes como ferramentas para proteger a área dos lábios, região de pele muito delicada, contra as agressões externas do ambiente, como sol, vento, ar condicionado e até poeira.

Vamos falar um pouquinho sobre a pele dos lábios

Por ser um tecido de transição entre a pele do rosto e a mucosa, a pele dos lábios não possui glândulas sebáceas( que produzem os lipídeos), nem sudoríparas( que fabricam o suor). Desta forma a pele não tem, como no resto do corpo, a proteção natural da emulsão epicutânea, formada pela mistura gordura+ suor, ficando mais propensa ao ressecamento e descamação.

É aí que entram as formulações de gloss como agentes protetores….

Porque elas são legais?

Formuladas com matérias-primas altamente lubrificantes, o gloss labial é fantástico para formar um filme protetor sobre a pele, melhorando sua elasticidade e evitando o ressecamento.

Um diferencial importante em relação as fórmulas de batom é o fato de que no gloss a concentração de corantes e pigmentos é mínima, suficiente apenas para dar uma leve tonalização no lábio. Além disso, outros agentes espessantes, como as ceras, são usados em concentração bem menor do nos batons, o que colabora para uma maior fluidez do produto e excelente espalhamento.

O que procurar numa fórmula de gloss

O ingrediente vital na fórmula do Gloss é a Vitamina E( Acetato de tocoferol), que evita a formação de radicais-livres e a rancificação da gordura natural da pele. A seguir entram os filtros solares e as manteigas e óleos vegetais, também importantes, já que as bases usam polímeros minerais altamente lubrificantes e emolientes.

Para a meninada mais nova eu aconselho as fórmulas mais transparentes. Mas a regra básica é sempre pesquisar o fabricante! Só confie em empresas sérias e criteriosas, afinal muito do produto acaba sendo ingerido.

O que evitar

Fórmulas de coloração muito intensa, ou com excesso de pigmento cintilante( mica) não é recomendado para quem está com os lábios fissurados, pois as partículas podem ficar inscrustadas nas reentrâncias labiais por muito tempo.

Por que algumas fórmulas têm odor e sabor desagradável?

A adição de óleos vegetais, como o de café verde ou semente de uva, além de alguns conservantes químicos, pode colaborar para uma percepção desagradável de cheiro e gosto. Além disso um lote de produção que passou da temperatura ideal na fabricação também pode desenvolver esta característica desagradável.

Os sabores variados são fornecidos por aromas, quase sempre sintéticos, porém de grau alimentício, o que garante segurança de uso.

Uma dica final para escolher um bom produto

Antes de passar nos lábios aplique uma pequena quantia sobre o dorso da mão, na região entre o polegar e o indicador e faça vários movimentos de dobrar o polegar, se o produto escorrer para as ruguinhas formadas na pele, não compre, pois vai acontecer o mesmo na sua boca!

Por: Sonia Corazza

Fonte: www.belezainteligente.com.br

Ai meu nariz!

Algumas pessoas não se sentem bonitas porque, em comparação � s outras pessoas, acreditam ter pequenas imperfeições na região do nariz. São detalhes que podem ser corrigidos com toques de maquiagem, corte de cabelo certo e, nos casos mais graves, cirurgia plástica que está em constante processo de aperfeiçoamento.

Aqui, vamos ajudá-la a utilizar a maquiagem como corretivo.

Nariz achatado
Para deixá-lo harmonioso aplique base dois tons mais escuros nas laterais do nariz. Aplique outra base dois tons mais claros no centro do nariz, da altura dos olhos até a ponta do nariz. Lembre-se de esfumaçar bem a região para ficar conferir naturalidade � aparência.

Nariz grande
Para o rosto ficar com feições mais delicadas aplique a base dois tons mais escuros nas laterais do nariz. Use a mesma base na ponta do nariz.

Nariz largo
Passe a base mais escura nas laterais do nariz. Espalhe bem e, se preferir, deixe os cantos internos das sobrancelhas mais próximos, para conferir a sensação do nariz ser mais fino.

Nariz comprido
A base escura deve ser aplicada apenas na ponta do nariz, esfumaçando-a pelas laterais das narinas.

Nariz fino
Para a região ficar um pouco mais larga passe uma base mais clara nas laterais do nariz e esfume bem. Em geral, nariz fino costuma se comprido, por isso, aplique uma base mais escura na ponta do nariz. É possível também depilar um pouco mais o limite interno da sobrancelha para deixar o rosto mais harmônico.

Nariz com saliência
A base escura deve ser aplicada exatamente na saliência. Se seu nariz for largo, passe a base escura nas laterais, caso seja fino, aplique base clara nas laterais.

Nariz torto
Aplique base escura em todo o nariz. Com auxílio de um cotonete, limpe a região central do nariz (uma linha imaginária de dois centímetros de comprimento e com aproximadamente meio centímetro de largura). Neste local, passe uma pequena quantidade de base clara.

Fonte: www.gustavosarti.com.br

Dez maneiras de evitar as rugas

1- Proteja sua pele do sol
A maior causa do envelhecimento da pele é a radiação solar. Use filtro solar todos os dias da sua vida, mesmo naquela manhã de sol minguado. Escolha hidratantes faciais com FPS superior � 8, sendo FPS-15 o ideal para o dia-a-dia. Aplique sobre a pele limpa, homogeneizando bem para garantir proteção total.

2- Pare de fumar

Os cigarros também geram radicais-livres, potenciais agentes danosos para a renovação celular de sua pele. São responsáveis pela tonalidade cinzento-esverdeada e opaca de quem adora a dobradinha café-cigarro, além de causar o aparecimento das linhas ao redor dos lábios, constantemente acionados para “puxar” a fumaça. Use a inteligência e ganhe a beleza em troca!

3- Limpe profundamente

É essencial assegurar a completa remoção das sujidades depositadas sobre a pele, bem como as células mortas, diariamente eliminadas pelo organismo. Você não precisa usar produtos agressivos, basta escolher a formulação mais adequada para sua pele: Sabonetes espumógenos para peles oleosas e acnéicas, géis e emulsões leves para peles normais, cremes e loções para peles secas e sensíveis.

4- Umecte profundamente

Não basta hidratar a pele, você precisa garantir a presença da água fundamental no tecido cutâneo. As máscaras nutritivas, usadas semanalmente, e os séruns para uso noturno aportam substâncias essenciais para sua pele. Tais produtos evitam a perda transepidermal da umidade necessária � manutenção da elasticidade na camada córnea superficial.

5- Aumente a circulação periférica

Use um esfoliante suave, com grânulos esféricos, e invista numa boa escova de cerdas para massagear seu rosto. Este movimento mecânico aumenta o fluxo sanguíneo e promove a renovação celular epitelial.

6- Minimize as linhas

Rugas de expressão. Quantas vezes você já ouviu o termo? Mas isso não significa que você não deve mais rir ou chorar! Só deve prestar atenção nos movimentos repetidos que vincam sua pele e evitar executá-los por muito tempo seguido. Periodicamente relaxe sua expressão fazendo caretas. Uma série de 10 diferentes já é suficiente!

7- Enxarque-se de bons fluidos

Água de montão! No mínimo 10 copos por dia. Encha uma garrafa, moringa, jarra ou o que quizer da mais pura água, coloque na sua mesa e beba o dia todo. Seus rins vão agradecer, sua pele vai mostrar…

8- Adapte-se ao clima

O hidratante do verão não serve para o inverno! Pelo menos precisa ser incrementado. Em dias mais secos passe uma camada de sérum antes do hidratante para garantir emoliência � pele. Nos dias quentes providencie toalhas umedecidas para limpar a pele na hora do almoço.

9- Delicadeza, por favor!

A área ao redor dos olhos é a mais nobre de nosso rosto. Use emulsões leves para proteger esta região. Cuide para não deixar produto penetrar dentro da mucosa ocular. E, principalmente, não exite em procurar um bom oculista se estiver precisando de óculos, é melhor optar por lentes leves e armações elegantes do que franzir o olhar para enxergar o valor da conta que o garçon traz…

10- Capriche na maquilagem

Você já sabe que os produtos para make-up são os últimos � ficar sobre a pele e que aí permanecem o dia todo. Batons e bases líquidas filtram a radiação solar, umectam a pele e disfarçam imperfeições. Conheça a harmonia das cores, monte uma paleta de cores para seu tom de pele e esteja protegida e tratada 24 horas por dia!

Fonte: infonet.com.br

10 dicas para entrevista de emprego

1 - Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.

2 - Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa, na imprensa ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se adequem ao perfil que a empresa deseja.

3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”

4 - Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: para a minha análise, basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, a não ser que você tenha uma boa justificativa - o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato.

5 - Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa - as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.

6 - Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.

7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.

8 - Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar, ou o estágio obrigatório para se formar no segundo grau. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…

9 - Inclua o essencial. Em um bom currículo, não podem faltar as informações de contato atualizadas, uma caracterização sobre você (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil, se tem filhos) dados sobre as experiências profissionais recentes (empregos, estágios - incluindo período e atividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação acadêmica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras atividades e fatos que possam ajudar a definir você como profissional: participação em cursos e eventos, atividades como instrutor, atividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!

10 - Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o último.

Fonte: http://www.efetividade.net/2007/02/05/entrevista-de-emprego-parte-2-10-dicas-para-se-sair-bem-durante-a-entrevista/

10 dicas de visual e formatação para criar um modelo de curriculum caprichado

1 - Não seja “mais um”. Fuja dos modelos de currículo pré-fabricados e dos sites que preenchem os currículos automaticamente para você: você não deseja que o seu avaliador veja você como “mais um”. Pelo contrário, você quer se destacar, e precisa fazer isso sem perder a linha. Não há problema em consultá-los, estudá-los ou mesmo em adotar algumas idéias deles, entretanto.
2 - Não use papéis extravagantes. Se você deseja investir na qualidade do papel de seu currículo, escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e em formato A4. Peça na papelaria por papel A4, gramatura 90 g/m2. Texturas, cores, marmorização e outros “diferenciais” nem sempre passam a mensagem que você gostaria que passassem.
3 - Não inclua uma folha de rosto. É um currículo, e não um relatório escolar! Veja no artigo anterior (10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum caprichado) o que deve constar imediatamente na primeira folha do seu currículo.
4 - Não desperdice esforços com uma capa ou envelope especiais. Não há nada de errado com eles, mas tende a ser esforço desperdiçado. A não ser que a empresa seja muito pequena, é provável que os currículos sejam recebidos por um setor de protocolo, repassados a alguém que vai colocá-los em uma pasta e só então entregues ao avaliador - e o seu envelope, capa ou invólucro especial têm enormes chances de irem para o lixo nas primeiras duas etapas.
5 - Não use fontes Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante. A primeira seria adequada (não há nada de errado com ela), mas como é a fonte padrão de vários editores de texto, tem grande chance de ajudar você a parecer “mais um”. A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha uma fonte clara, sóbria e com boa legibilidade. Experimente Arial, Georgia, Verdana. Minha preferida é Georgia 10 ou 11.
6 - Nada de fontes microscópicas. Seu avaliador pode enxergar mal. Uma fonte bastante legível pode ser reduzida até no máximo 9 pontos. O ideal é não descer abaixo dos 10 pontos. Se a parte essencial do seu texto não couber na primeira página, não tente espremê-la reduzindo a fonte.
7 - Use fontes em qualquer cor, desde que seja preto. O uso de fontes em cor cinza é um truque comum para reduzir o “peso” de uma página, mas existe um limite abaixo do qual ele prejudica a legibilidade. Prefira o preto, ou no máximo um cinza bem escuro (75% ou mais).
8 - Sem decoração excessiva. Nada de desenhos, gravuras, ilustrações. Molduras e bordas também devem ser evitadas. Se for usar alguma cor (além do preto), limite-se a apenas uma, e apenas onde houver necessidade de destaque.
9 - Fuja de papéis em formato estranho. Seu avaliador vai receber muitos currículos, e terá que guardá-los em um envelope ou pasta. Se o seu for muito grande, não vai caber. Se for muito pequeno, pode ficar solto, ou ficar entre 2 outros e nem ser lido. No Brasil, use sempre papel em formato A4.
10 - Não imprima em formato paisagem. Ninguém quer virar o seu currículo de lado para ler, especialmente se ele estiver grampeado a vários outros, ou fixado em uma pasta. Arranje outras maneiras de ser diferente.

Fonte: http://www.efetividade.net/2006/11/15/10-dicas-de-visual-e-formatacao-para-criar-um-modelo-de-curriculum-caprichado/

Quais óculos ficam bem em você?

Se você estiver precisando de óculos para uso contínuo, ver de perto, longe ou qualquer outra opção, saiba: você vai ter que encarar uma ótica, geralmente repleta de opções de armações. Trata-se de um acessório necessário e caro. Portanto, você não poderá se dar o luxo de errar na escolha, que é a tarefa mais complicada.

Então, veja nossas recomendações. Você irá precisar delas.

Rosto redondo
Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto oval
Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis. Pessoas com esse perfil podem abusar das cores (de acordo com o tom de pele).

Rosto triangular
O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas� do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito.

Rosto quadrado
Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.

Nariz
Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.

Dicas para todos os rostos:
-� A cor da armação deve combinar com a cor de seus cabelos e não com a dos seus olhos.
-� Armações com ângulos e formas retas deixam a expressão mais séria, ao contrário das arredondadas, que deixam a fisionomia mais leve.
-� Os óculos mudam a fisionomia. Se seu trabalho envolve contato direto com o público, prefira armações discretas.

Fonte: www.gustavosarti.com.br

Sobrancelhas: Como mantê-las delineadas?

As sobrancelhas muitas vezes são um problema na vida das mulheres, para retirar os fios em excesso além de dolorido, se feito em casa pode estragar a estética do rosto e demorar bastante tempo para corrigir o erro.

Conforme a época, o modelo das sobrancelhas vem mudando, atualmente, as sobrancelhas mais grossas e naturais, dando movimento, são as que estão em alta, porque dão um aspecto mais bonito � aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito e natural são fundamentais para valorizar os traços da pessoa e do olhar.

O correto é procurar um profissional para tirar os fios da sobrancelha de maneira que o modelo adapte-se ao formato de seu rosto. Porém, pra quem não tem dinheiro, é aconselhável procurar um salão uma vez por mês e depois acompanhar as linhas em casa.

Se pretende tirar a sobrancelha sozinha, nunca deve se escolher uma sobrancelha modelo para se inspirar, tem que escolher uma que combine com os seus traços, não adianta pegar uma atriz ou modelo só porque é bonita ou porque gosta dela. Se for se inspirar em alguém, que escolha de acordo com os traços do rosto.

Algo importante é a escolha da pinça. As pinças com cabos mais longos são as preferidas, mas sempre faça um teste num pêlo do braço. A pinça tem que ser firme, se arrebentar o pêlo, não é adequada.

A sobrancelha não é algo simples de ser delineada, portanto, na dúvida, procure um profissional, porque depois de “errar” no contorno, pra ela voltar ao normal pode levar até um ano.

Fonte: www.portaisdamoda.com.br

Sorriso metálico

Não há dúvida que o sorriso é sua marca registrada, daí a importância dele ser lindo e saudável. Mas nem sempre isso acontece. Muitos adolescentes passam por um período de “arrumação” do sorriso.

É aí que entra o uso dos aparelhos ortodônticos, na maioria das vezes, do aparelho fixo. Com certeza, quem já usou ou ainda usa sabe muito bem dos apelidos que vem junto com ele… Sorriso metálico, dente de ferro, e outras cositas mais…

Mas o que importa é sua saúde, mesmo porque isso não está só ligado � estética! Por isso é importante não adiar o tratamento. Quanto antes começar, melhor para você. Segundo a Dra. Helenice Biancalana, a prevenção é primordial.

Por que preciso usar aparelho??

Existem algumas coisas que você fez na infância que podem ser causadores desse pequeno problema: você chupava o dedo? Chupou chupeta até bem grandinha? E mamadeira? “Esses não são os únicos indícios da necessidade do uso do aparelho. Existe o fator genético e hereditário”. Ou seja, se seus pais precisaram dele, você também corre o risco de precisar…

Segundo a Dra. Claudete de Felice, outro fator que pode contribuir para isso são os alimentos. “Hoje em dia existe muita comida pastosa, dessa forma as pessoas não estimulam o suficiente a parte óssea”.� Por isso hoje é muito mais comum o uso do aparelho hoje em dia do que antigamente.

Quando é indicado seu uso?

Isso varia de pessoa para pessoa. É preciso ir � um profissional especializado no assunto para que ele faça o diagnóstico correto. “Um tratamento mal feito pode piorar e muito o problema do paciente”, diz a Dra. Claudete.

A parte chata…

Muitas meninas reclamam de vários problemas que o aparelho causa. Um deles é na hora de comer. “Não é sempre que dá pra comer na rua. Fico com medo que fique algum pedaço de comida nos meus dentes”, diz a estudante Horaina de 18 anos, que usa aparelho há 4 meses.

Além disso, existe a dor que muitas vezes vem acompanhada da manutenção. É… Cada vez que você vai ao dentista e ele dá aquela famosa apertadinha no aparelho, você fica alguns dias sem conseguir comer, com aqueles dentes moles… Mas isso também tem solução!!!!

Outra coisa importante: nada de chicletes e balas que grudam nos dentes. Isso não significa que você está proibido de comer várias coisas… Significa que você deve ter alguns cuidados na hora de comer, como morder os alimentos, por exemplo.

Soluções

Existem algumas técnicas mais modernas que causam menos dor. Ao invés de fazer o tratamento tradicional, mais “agressivo”, essas técnicas são mais suaves… Mas demora um pouco mais. Os aparelhos usados são mais fisiológicos e não mexem os dentes com a rapidez do tratamento convencional.

Mas se você usa aparelho e não gosta, não se preocupe!!! Existem várias formas de deixá-lo mais bonito e descontraído.

É o caso da estudante Camila, 20 anos, que usou aparelho dos 15 aos 18 anos e conta que começou a gostar de usá-los: “Muitas pessoas da minha sala usavam. Já que eu tinha que usar, fiz com que ficasse mais legal. Comecei a usar aquelas borrachinhas coloridas. A azul turquesa era minha preferida!!!”

Além disso, existem outras opções, como o aparelho transparente ao invés do metálico. “Quando a menina for colocar o aparelho, ela deve perguntar para seu dentista sobre a técnica roth, assim ela escolhe entre a opção metálica ou não”, diz a Dra. Claudete.

A parte boa!!!!

Todo mundo reclama, mas tem muita gente que usa, gosta e adora. Letícia, de 23 anos, usa aparelho há 5 anos e afirma: “Tenho pena de tirá-los. Acho um charminho meu aparelho”.

Pelo jeito não é só a Letícia que acha isso!!!� Segundo a Dra. Claudete, muitas vezes ela tem problema na hora de tirar o aparelho das meninas, já que muitas delas adoram usá-los!!

Portanto se você usa aparelho, aproveite essa fase. Apesar dos pesares, ninguém pode negar que ele é um charme e dá um ar super jovem!!! Taí uma vantagem do sorriso metálico!!
Agradecimentos: Claudete de Felice, Responsável pela Ortodontia do Hospital Brigadeiro de São Paulo de Fissura lábio-palataes (lábio leporino) e Consultora Ortodôntica e � Dra. Helenice Biancolana, Diretora do Departamento de Prevenção da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD)

Fonte: www.igirl.com.br

Ginástica facial

Poucos minutos do dia são suficientes para uma boa prática de ginástica facial que além de favorecer a atividade muscular, também ajuda aos cosméticos para o rosto a agirem melhor.

Conheça alguns exercícios:

Exercício 1:
Erga o rosto. Como se estivesse encarando a forte luminosidade do sol, mantenha o olhar
fixo num determinado ponto, enquanto contrai os músculos em redor dos olhos. Com os dedos
levemente pousados sobre a pálpebra inferior, você poderá sentir a vibração do músculo.
Conte até 10, respire e repita 10 vezes o movimento.

Exercício 2:
Polegares enfiados nos cantos da boca procure empurrar o lábio superior. Ao mesmo tempo, contraia os músculos, evitando a formação de rugas em torno da boca. Segure o movimento durante aproximadamente 10 segundos, depois, devagar, relaxe os músculos, enquanto respira fundo. Faça 10 repetições.

Exercício 3:
Segure a bochecha, com o polegar dentro da boca e o dedo indicador por fora. Enquanto contrai o músculo, com a outra mão, procure mantê-lo fixo. Repita 10 vezes e passe para a outra bochecha.

Fonte: www.blossonville.com.br

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dicas para um currículo campeão - VÍDEO

Fonte: Fantástico

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Olheiras

As mulheres são aversas a qualquer tipo de marca indesejada, principalmente se elas estiverem localizadas no rosto. Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida, porém nem sempre sua origem tem a ver com o sono.


Essa hiperpigmentação abaixo dos olhos é causada por diversos motivos, dentre eles a genética, a etnia e até mesmo o avanço da idade, fatores que contribuem para que a pele nessa região fique mais fina nessa área, esses fatores podem ainda serem agravados com outros como por exemplo: noites mal dormidas, cigarro, excesso de bebidas alcoólicas e também com o período menstrual. Como a pele nessa região se torna mais fina, um acúmulo de melanina ou de vasinhos nessa região acaba ficando mais evidente.

Além de um acompanhamento de um especialista, dermatologistas revelam que esse tratamento deve ser acompanhado de um outro, uma boa opção para essse extra tratamento é o laser, que sobretudo servem para tratar daquelas olheiras vasculares (acúmulo e dilatação dos vasos), ou seja, o Vasculight ou o Photoderm, indicados somente para quem tem de pele clara morena clara, que pode diminuir as olheiras com apenas duas sessões.

O caso das olheiras do tipo roxas (bolsas ao redor dos olhos), pode ser resolvido com uma micro cirurgia caso os resultados com o tratamento � laser não tenham sido satisfatórios.

Nada melhor do que o diagnóstico de um especialista para apontar o tipo de problema, no caso de haver uma junção entre dois tipos de olheiras, e, nesse caso, recomenda-se um tratamento conjunto para tal.

Como disfarçar olheiras

Se você não tem coragem de encarar métodos de tratamento mais drásticos, a maneira mais eficaz é disfarçar, e aqui vai alguma dicas para que as olheiras fiquem menos visíveis ou não apareçam:

- Durma bem. Dormir é fundamental saúde!
- Faça atividades físicas para descarregar toda tenção do dia a dia.
- Use cremes na região para atenuar as manchas.
- Faça massagens para irrigar melhor o local.
- Use cremes hidratantes específicos para área dos olhos.

Receitas caseiras para olheiras
- Para atenuar olheiras devido a noites mal dormidas, rale uma batata no ralador de queijo, encharque dois chumaços de algodão com a pasta de batatas e coloque sobre os olhos por dez minutos. A seguir lave a região.
- Faça compressas de chá de camomila por dez minutos.
- Corrija as olheiras fazendo uso de maquiagem. Escolha um corretivo em bastão, deslize o produto desde a base do nariz até o canto externo dos olhos.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br/beleza/olheiras.php

Desvende as pessoas pelo formato do rosto

Está de namorado novo e quer saber logo qual é o� temperamento do moço? Ou então, está louca para decifrar a alma da sua nova chefe? É simples, está na cara!

O formato do rosto de uma pessoa diz muito sobre ela: personalidade, comportamento e traços psicológicos. Bem, pelo menos é isso que afirma um estudo divulgado na revista Elle americana, na edição setembro/2006.

Estudar a morfologia do rosto não é novidade. É uma prática com mais de 5 mil anos. Originária do Egito, era muito utilizada para traçar o perfil dos imperadores.

Mas será que dá mesmo para conhecer alguém só reparando nos traços da face ou seria melhor fuçar no Orkut? Tire as suas próprias conclusões com estes exemplos de famosos:

Redondo

Angelina Jolie: são pessoas altruístas, solidárias, que adoram trabalhar para causas sociais. São bem resolvidas em seus relacionamentos e dão muita importância ao sexo.

Triangular

Madonna: sempre a procura de novas sensações e formas de expressão, as pessoas que possuem o rosto no formato de pirâmide invertida são mutáveis e inovadoras, além de muito independentes. Nem sempre são fáceis de conviver…

Trapézio

Julia Roberts: se o formato de seu rosto se assemelha a um trapézio, você é persistente, visionária e muito apegada a detalhes. Seu maior defeito é confundir amor e sexo (!!!).
Os preferidos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia Morfológica, as mulheres preferem os homens de rosto retangular, enquanto os homens preferem as mulheres de rosto oval.

Retangular� - Brad Pitt: bem humorados e ligados em aventuras, os homens de rosto retangular são estáveis em seus relacionamentos, transmitindo confiança e força � s mulheres.

Oval - Britney Spears: é o formato de rosto considerado preferido pelos homens. São mulheres doces, mas batalhadoras, que se apegam demais � s pessoas e a pequenos vícios como roer unha ou comer bobagens.

Fonte: delas.ig.com.br

Sobrancelha: a moldura dos olhos

Conheça as técnicas que vão deixar a sua perfeita
Grossas, curvadas, fininhas. O que importa é que as sobrancelhas são a moldura dos olhos. E é incrível como uma sobrancelha bem delineada faz a diferença.
Além de dar um aspecto mais clean � aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito são fundamentais para o bom resultado de uma maquiagem.� E se você não foi abençoada como a atriz charmosíssima, Malu Mader, referência nacional quando o assunto é sobrancelha, a solução é recorrer a um profissional.

Questão de vida ou morte
Ao menos na primeira vez que se vai modelar as sobrancelhas, é preciso procurar um especialista para que ele as defina em harmonia com seu rosto. O ideal é que você conheça o trabalho desse profissional. Então procure informar-se com suas amigas, vizinhas e, até mesmo na rua, não hesite em perguntar, “onde você faz sua sobrancelha?”, se deparar com sobrancelhas perfeitas no meio do caminho. Assim fica mais difícil errar.

A técnica para obter sobrancelhas bonitas é simples. Não requer nenhum aparelho sofisticado. Bastam uma pinça, um chumaço de algodão, escovinhas próprias e um creme hidratante.

Importante dizer é que sempre se deve levar em conta o traçado natural e se guiar por ele. O melhor é que um profissional seja o primeiro a fazer esse trabalho, depois é só seguir o modelo. Dessa forma, você não corre o risco de arrancar pêlos a mais, nem de deixar as sobrancelhas desiguais. Lembre-se de que os pêlos demoram uns 15 dias para crescerem de novo e, quando são muito arrancados, tendem a desaparecer.

Faça você mesma
Se você prefere moldar suas sobrancelhas em casa mesmo, para não errar, Fique atenta � s nossas dicas.

O primeiro passo é escolher um espaço bem iluminado. Você precisa enxergar bem o seu rosto, com todos os detalhes para não errar.

Escolha também um bom espelho para ver o que você está fazendo, certo? Se você tiver um daqueles espelhos com apoio e um lado que aumenta seu rosto refletido, ótimo.

Agora vamos escolher a pinça certa. Prefira aquelas com a ponta em corte diagonal e o cabo maior. É que, como elas acompanham o sentido do pêlo, você consegue segurar melhor a pinça e arrancar os teimosos mais facilmente
� sem o pêlo quebrar.

Antes de começar, é legal medir onde começa e onde termina sua sobrancelha. Use um lápis para fazer isso. Observe o contorno das duas sobrancelhas. Posicione o lápis reto, encostando-o na aba do nariz para marcar o início da sobrancelha. Para saber onde a sobrancelha deve terminar, deite o lápis, alinhando-o até o canto externo do olho. Marque sua pele com um lápis de olho se achar mais seguro. Olhe o desenho e prepare-se para o passo-a-passo:

Sobrancelhas perfeitas

1. Passe um creme de limpeza nas sobrancelhas, já que este tipo de produto abre os poros, facilitando a depilação. Depois disso, comece a tirar os fios.

2. Nas sobrancelhas, ao contrário das pernas, os pêlos são puxados no sentido em que eles nascem, senão você pode machucar a sua pele.

3. Descubra exatamente onde estão os pelinhos a mais. Tire apenas os pelinhos que estão em excesso sob as sobrancelhas.

4. Já terminou? Então use sua escovinha para penteá-las e saber como ficou o resultado.

5. Caso você perceba que a parte superior está desigual, com alguns pelinhos espetados, corte-os um pouquinho com uma tesoura pequena. Atenção: é bem pouquinho mesmo!


Depois de 15 dias, o pêlo removido já vai ter crescido um pouquinho. Dessa forma fica fácil de saber quais são os pelinhos em excesso e você não vai correr o risco de tirar nenhum a mais.

Para a sobrancelha não ficar descabelada, use rímel incolor quando sair de casa. E, se a sobrancelha for falhada, para dar o retoque final, preencha os espaços com sombra. Use sempre uma sombra mais clara do que as sobrancelhas. Se forem pretas, opte por sombra marrom. Pegue um pincel chato e dê uma leve esfumaçada nas falhas.

Se o caso é uma falha leve, a sombra resolve, mas para quem perdeu a sobrancelha ou têm os pêlos muito ralos, pode recorrer ao processo da micropigmentação ou da maquiagem definitiva.

Micropigmentação
A micropigmentação é um método que visa a corrigir sobrancelhas falhadas ou sem pêlos, lábios defeituosos ou sem cor e, até mesmo substituir, em alguns casos, a maquiagem convencional.
Através da técnica pigmentos são depositados sob a pele. O efeito da micropigmentação pode durar muitos anos, mas a renovação celular constante da pele e o efeito direto dos raios solares contribuem para o desbotamento do pigmento que deve ser retocado.

Como qualquer trabalho estético, a micropigmentação deve ser feita por profissioniais bem treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre pele, cores, técnicas, desenhos, entre outras coisas.

Para sempre
A técnica da maquiagem definitiva é semelhante � da tatuagem convencional. Ao contrário da micropigmentação, a maquiagem definitiva dura para sempre. “Por isso é necessário muita cautela na escolha do profissional”, diz a auxiliar, Aline de Almeida, do studio Carlos Tattoo. “Para encontrar o feitio mais natural de sobrancelha, é importante estudar o formato do rosto da pessoa, o tom de pele e cabelo, antes de fazer a maquiagem permanente. Uma série de testes é realizada”, explica. Tudo isso para evitar arrependimentos.

Fonte: www.acessa.com

Comer rápido engorda?

Não é exatamente o fato de comer rápido que engorda. São as conseqüências desse ato que levam você a se descontrolar e esse descontrole é que acaba por engordar.
Não é necessário que você mastigue eternamente os alimentos que põe na boca. A mastigação é ótima para a sua saúde, torna a digestão mais fácil e evita a sensação de má digestão. Mas, você não precisa ficar preocupada em não perder a conta das vezes mastigou a comida. Basta que você entenda que importante comer devagar e porquê.

Comendo calma e lentamente você saboreia melhor os alimentos e leva o mesmo tempo para se saciar, só que comendo a metade.

A princípio você pode pensar que não vai conseguir. É natural. Durante a refeição a gente acaba se esquecendo disso e quando percebe já devorou tudo rapidinho. Então, guarde esses três segredinhos:

- leve pequenas quantidades de alimento à boca;

- não se distraia com outras atividades enquanto estiver se alimentando;

- faça um intervalo mais ou menos na metade da sua refeição.

Introduzindo esses três detalhes aos seus hábitos à hora das refeições, você conseguirá dar início ao processo mais importante para o emagrecimento - a reeducação alimentar. Afinal, reeducação alimentar não é apenas a mudança da quantidade e dos alimentos que você come. A sua postura é muito importante nesse processo.

Você deve procurar se alimentar em ambientes e situações que permitam que você se concentre na sua refeição. Evite ler, assistir TV ou conversar ao telefone nesses horários. Só assim você vai prestar atenção na quantidade que come, no sabor e na mastigação dos alimentos, principalmente quando seu estado emocional estiver alterado, porque nessas circunstâncias a tendência natural é comer mais rápido e maiores quantidades.

Enfim, quando você come rápido, não presta atenção nos alimentos que ingere, engole quase tudo inteiro, demora muito mais para ficar satisfeita e por isso come mais. Aí, você engorda.

Então, procure usar os três segredinhos acima e veja que será muito mais fácil controlar a sua alimentação e emagrecer.

Fonte: www.mulherdeclasse.com.br/comer_rapido.htm

terça-feira, 27 de maio de 2008

Dicas de cores para cabelos

Pele clara pede tons pastéis
Quem possui pele clara fica bem com tons que puxam para o mel, bege ou loiro. Tonalidades mais escuras, como preto, podem deixar o semblante abatido.

Morenas claras ficam bem com nuances apimentadas
Acobreados e avermelhados são a grande pedida para quem possui pele amorenada. Sabendo usar, marrons claros e beges também caem bem. Já os tons escuros podem deixar a aparência pesada.

Tons fechados iluminam morenas escuras
Os marrons são ótimos para ressaltar a beleza das peles morenas. Tons muito claros podem criar um contraste artificial.

Tonalidades escuras ressaltam beleza negra
Cores mais fechadas, como vermelho e marrom escuros, são complementos ideais.

Cores escuras são ótimas para orientais e seus descendentes
O tom da pele oriental combina com nuances como marrom escuro.

Pele vermelha fica perfeita com nuances menos quentes
Os tons acobreados devem ser evitados por descendentes de povos indígenas, pois o tom sobre tom não causa um contraste interessante. Melhor optar por marrons escuros.

Fote: http://www.dicafeminina.com/beleza/cabelo/dicas-de-cores-para-cabelos/

Visual renovado e cabelos bem cuidados

Com cuidados especiais, você pode modificar a coloração, forma e penteado dos cabelos sem agredi-los.
A busca por cabelos bonitos faz com que as mulheres abusem da aplicação de produtos químicos e que com o tempo, podem danificar os fios. Estes componentes, presentes em permanentes, loções para alisar e tinturas, tornam os cabelos mais porosos e sensíveis a qualquer tratamento. Com isso, os cabelos podem cair, ficar quebradiços, sem brilho e fracos.

Confira algumas dicas que podem livrá-la destes prejuízos:

- Evite pintar, alisar ou fazer permanente no cabelo caso ele não esteja em excelentes condições.

- Se desejar alisar, fazer permanente ou tingir ao mesmo tempo, dê um intervalo de uma semana entre os tratamentos. Além disso, é necessário preparar o cabelo pra tanta química com hidratações e banhos de creme.

- Se o cabelo já está tingido, procure permanentes e tinturas específicos para eles.

- Cabelos descoloridos com tom muito mais claro do que o natural, e que recebeu tintura logo depois, devem descansar. É melhor evitar permanentes e alisamentos. O cabelo precisa de mais tempo para se recuperar.

- Luzes e mechas devem ser feitos depois da permanente ou do alisamento.

- A loção para permanente reage de modo diferente no cabelo tingido e no natural, portanto, os resultados não são os mesmos. Espere que as luzes ou mechas tenham crescido antes de adotar um destes métodos.

- Cabelos com henna também devem esperar para receber permanente ou alisamento, já que ambos interferem no processo químico. A henna pode ser aplicada depois.

- Cabelos tingidos ou com permanentes, devem ser poupados das chapinhas, rolos elétricos ou secador mais de duas vezes por semana.

- Para minimizar os efeitos do secador mantenha-o aproximadamente 20 cm afastado da cabeça e em temperatura moderada.

- Para proteger os fios do calor, faça tratamentos com condicionadores e produtos especiais para cabelos secos e quebrados.

Fonte: http://www.dicafeminina.com/beleza/cabelo/visual-renovado-e-cabelos-bem-cuidados/

domingo, 25 de maio de 2008

Óculos, saúde e estilo pessoal

Hoje, no Brasil, quase 60% da população brasileira entre 18 e 40 anos usa óculos.
Esse objeto criado para ajudar no tratamento dos males da visão, hoje é largamente utilizado com objetivos estéticos e ganharam até cores em suas lentes.

Mas, ainda há muita gente que não gosta de usar óculos com grau, necessários � correção de problemas de visão.

Esse preconceito em relação aos óculos pode ser revertido se a pessoa olhar para os óculos como mais que um simples objeto de correção de visão, mas como um acessório que pode fazer parte de seu estilo pessoal.

Basta observar hoje, quantas pessoas já criaram um estilo com o acessório. Tudo depende da hora da aquisição dos óculos. Além de ter total cuidado com as lentes que se adquire, é preciso saber escolher a armação adequada.

Um modelo colorido, ousado e excêntrico, de bom gosto, “fala” muito de quem o está usando. Mas, armações a sobriedade de muitas armações pode também transmitir a imagem que se quer de si mesmo.

Veja algumas dicas para acertar na escolha. Primeiramente, observe se o apoio nasal é confortável e se os óculos emolduram seu rosto, em vez de escondê-lo.

Para graus muito elevados são preferíveis as armações pequenas, senão as lentes ampliam os olhos e acentuam as marcas de expressão, olheiras e bolsas. Quanto menor a armação, mais natural ficará a expressão.

Os óculos precisam ficar sempre um pouco abaixo das sobrancelhas e devem combinar com seu formato.

Quem não usa maquiagem pode adotar óculos que fiquem 1 milímetro abaixo das sobrancelhas. Quem prefere maquiagem mais pesada deve optar por armações que fiquem 3 milímetros abaixo das sobrancelhas: assim as lentes não vão interferir tanto e a maquiagem parecerá mais natural.

É um erro pensar que um rosto grande e largo pede armação grande. Quanto menores os óculos, mais simpático o resultado.

Rosto com testa grande pede óculos de cores claras: as armações escuras chamam a atenção para cima, para a testa.

Quem tem rugas de expressão muito acentuadas deve evitar óculos arredondados e usar armações retas ou semi-retas que “puxam tudo para os lados”.

E, se você tem nariz grande, evite travessão (aquela parte central dos óculos) escuro e com muitos detalhes.

Além de seguir essas dicas, o ideal é você ir até uma loja especializada e conversar com os vendedores, que podem orientá-lo melhor sobre o tipo de óculos que mais combina com você.

Lentes - Mas, se você, mesmo assim, detesta o uso de óculos, pode então recorrer � s lentes de contato.

Hoje há um grande número de linhas desse produto no mercado e muitas delas com excelente qualidade. Basta saber escolher e tomas alguns cuidados na hora da compra.

Até porque, além de querer um produto confiável, a pessoa quer ter a garantia que a lente vai ter a mesma aficácia que os seus óculos de grau.

Entre as várias linhas de lentes que há no mercado, pode-se destacar as hidrofílicas (mais conhecidas como gelatinosas), que permitem dormir com elas e já acordar enxergando, por exemplo.

Há também as lentes descartáveis, que podem durar apenas um dia ou uma semana, uma quinzena e até um mês.

Há também as lentes tóricas, que podem corrigir vários tipos de problema de visão, inclusive astigmatismo.

De modo geral, as lentes para miopia corrigem de 0,25 a 14; para hipermetropia, de 0,25 a 6; e para astigmatismo, de 0,75 a 5 graus.

A vedete entre as novidades é a bifocal descartável, lançada em novembro passado. É a única que corrige miopia ou hipermetropia junto com a presbiopia (mais conhecida como “vista cansada”), até 4 graus. Só não corrige astigmatismo.

Há muitas novidades e por isso, antes de comprar, é preciso consultar o oftalmologista sobre a que mais se adequa � sua situação.

Fonte: www.unisite.com.br

30 Dicas para diminuir o peso.

1ª) Chegou a hora de se movimentar! Se você - até agora - não se conscientizou, sacode a poeira e procure uma atividade já. Você não quer emagrecer? Então, comece a praticar alguma atividade física. Fazer exercícios pelo menos três vezes por semana é um hábito saudável. Transforme isto em uma obrigação prazerosa.

2ª) Tenha bastante disciplina e determinação para atingir a meta. O sucesso depende do seu esforço.

3ª) Estabeleça metas, como por exemplo, quantos quilos você deseja eliminar ou em quantos quilos você quer que a balança pare. Mentalize este número com seriedade. Tudo vai depender da sua auto-sugestão.

4ª) De nada adianta pedalar durante quase uma hora para depois, como “recompensa”, passar na lanchonete e se entregar a um x-bacon, refrigerante e banana-split. Mesmo malhando você acumula mais calorias. É uma questão de matemática. Você perde cem para ganhar mil. Convenhamos. Não dá! Para não cair nessa é preciso comer direito e garantir o estoque de combustível que o corpo precisa, sem abusar das calorias.

5ª) Respeite o programa alimentar e suas devidas substituições. Não tente se enganar. Dois e dois são quatro. Não tente se convencer de que são cinco.

6ª) Procure reservar horários para as refeições. Não deixe intervalos maiores de quatro horas sem se alimentar. Dessa maneira, você evita comer a primeira coisa que aparecer na sua frente para matar a fome. Nós sabemos o quanto você pode ficar sem juízo com fome.

7ª) Coma devagar, mastigando bem. Isto facilita a digestão e gera maior sensação de saciedade e satisfação.

8ª) Lembre-se: a hora da refeição deve ser um momento sagrado. Procure realiza-las em locais tranqüilos e exclusivos para tal. Nada de televisão ou computador.

9ª) Aprenda a comer direito. Isso significa escolher melhor os alimentos e come-los moderadamente, na medida certa. E a medida certa, qual é? É comer um pouco de cada grupo alimentar, em quantidade suficiente para matar a sua fome. Não mais do que isso.

10ª) Nunca, sob hipótese alguma, faça jejum ou cortes radicais no seu programa. Você precisa de alimentos para continuar vivendo. Só precisa saber dosá-los.

11ª) Observe tudo o que come e por que está comendo. Descubra se a sua alimentação é saudável, calórica ou pobre em algum nutriente. Identifique que tipo de alimento, horário ou situação abre o seu apetite. Conhecer você mesma, suas necessidades e carências, é a chave do sucesso.

12ª) Beba bastante água. Pelo menos dois litros por dia.

13ª) Tome líquido antes ou depois das refeições. O suco e a água dilatam as paredes do estômago, iludindo a sua fome. Se não conseguir, tome pouco, então. Uma pequena quantidade (250 ml) satisfaz a sua vontade sem colocar tudo a perder.

14ª) Aumente o consumo de verduras e legumes. Se a ordem é ser saudável e manter a linha, então eles não podem faltar na sua alimentação diária.

15ª) Substitua os doces pelas frutas. São mais nutritivas. Lembra da necessidade de comer todos os grupos em todas as refeições?

16ª) Evite usar gordura animal como banha, toucinho, manteiga ou bacon. Ela é rica em gordura saturada e colesterol. Aliás, esqueça que ela existe.

17ª) Elimine alimentos como refrigerantes, frituras, enlatados, embutidos - lingüiça, salame, presunto e salsicha. Eles são ricos em sódio e acumulam água no organismo, provocando o tal “inchaço” que você tanto abomina. É difícil, mas nada pode ser impossível para você.

18ª) Dê preferência aos alimentos grelhados, cozidos ou assados. São saudáveis e você não precisa ficar com a consciência pesada depois da refeição.

19ª) Refrigerantes sempre diet. Você conhece outro?

20ª) Evite o consumo de guloseimas, salgadinhos em geral, doces, chocolates, balas, bolachas e afins. Eles são muito calóricos e pouco nutritivos.

21ª) Diminua principalmente a quantidade de doces, molhos cremosos, tipo maionese, manteiga, chantilly. Todos esses alimentos muitos gordurosos ou que contém açúcar demais são seus inimigos mortais.

22ª) Prefira óleos vegetais como soja, milho, oliva, girassol.

23ª) Evite os “beliscos” entre uma refeição e outra. Quando a vontade apertar, corra para uma bolacha de água e sal. Uma.

24ª) Prefira sanduíches tipo beirute de peru (sem maionese), filé de frango grelhado, natural (atum, ricota, cenoura, tomate, alface), rosbife de carne, filé mignon.

25ª) Salgados não devem ter presença constante em seu programa. Mas se você não tiver escolha - e as vezes acontece - dê preferência aos salgados assados, tipo esfiha de carne ou verdura, quibe. Mas fuja - como um atleta em uma prova de 100 m rasos - da massa podre (aquela que se esfarela como a de empadinha) e da folhada.

26ª) Se o amigo secreto é numa pizzaria, não entre em pânico. Elegantemente, peça por pizza de escarola, atum ou muzzarela. Massa fina e sem bordas recheadas, é claro.

27ª) Não se faça de desentendida. Vitamina de abacate ou açaí na tigela não é legal. Prefira sucos e vitaminas de limão, melancia, melão, abacaxi e morango. São bem menos calóricos. Ah, não esqueça, com adoçante.

28ª) Aumente o consumo de cereais integrais. Eles possuem fibras e melhoram o funcionamento intestinal.

29ª) Não concentre os alimentos em poucas refeições. Eles devem ser distribuídos nas cinco refeições diárias.

30ª) Nenhuma festa ou comemoração pode desviar você dos seus objetivos. Conscientize-se disso e você só tem a ganhar. E os outros, seus amigos, família, marido, namorado vão ganhar uma nova companheira. Mais cheia de vida e disposição. Completa e realizada intimamente. Uma nova você!

Fonte: www1.uol.com.br/cyberdiet