quarta-feira, 13 de maio de 2009

Exercícios para a musculatura da face

Você sabia que a musculatura também precisa de exercícios? Apenas quinze minutos diários ajuda a suavizar os efeitos do sol na face, do envelhecimento e das centenas de caretas que fazemos no dia-a-dia. Alguns exercícios simples podem adiar (ou até cancelar) a cirurgia plástica.

A ginástica facial parte de um princípio muito simples: é possível fortalecer os músculos da face, do pescoço e do colo da mesma maneira que fazemos com os do corpo. Para a saúde, ela contribui para aumentar a circulação sangüínea, oxigena as fibras musculares, suaviza as linhas de expressão (rugas) e, se feita com a devida orientação, pode corrigir pequenas imperfeições. Alguns exercícios:

* Testa: eleve as sobrancelhas o mais alto possível por alguns segundos. Volte a ao normal devagar. Repita 10 vezes.
* Para as pálpebras: Por cinco segundos, aperte os olhos com força. Vá abrindo devagar. Repita 10 vezes.
* Bochecha: sorria o mais largamente possível com a boca fechada. Repita 10 vezes.
* Para as maçãs do rosto: diga "o" e "xix" 30 vezes seguidas.
* Para os lábios: faça boca de patinho por alguns segundos. Em seguida, relaxe. Repita 10 vezes.

Recomendações para o uso dos sapatos

Dize-me com o que andas...

Sapatos inadequados são responsáveis pela maioria das doenças dos pés, como os calos, joanetes e esporões. Ter em mente este fato na hora da compra significa prevenir o incômodo de pisar sentindo dor. Flexibilidade da sola, material macio, bico amplo e salto de até três centímetros são características básicas de um sapato adequado para o dia a dia.

Para evitar o mau cheiro dos pés, especialistas recomendam que os sapatos devem descansar no mínimo um dia antes de serem usados novamente.

Algumas recomendações nunca são demais quando se trata de saúde:

* Lave e seque sempre muito bem os pés após o banho para prevenir o surgimento de frieiras, aplicando talco anti-séptico para absorver o suor;
* Nunca fique descalço em banheiros públicos;
* Tome banho usando sandálias de borracha;
* Quando for comprar sapatos, experimente o par no fim da tarde, porque os pés costumam inchar ao longo do dia;
* Use meias de algodão;
* Lixe as calosidades pelo menos uma vez por semana, não corte calos ou calosidades;
* Não corte as unhas muito curtas ou rentes, prefira o formato reto, sem arredondar os cantos, deixando as laterais;
* Use hidratante próprio para os pés diariamente massageando bem nas áreas com maior calosidade;
* Se a pele estiver muito seca, passe bastante hidratante e coloque meias para dormir;
* Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma vez por semana para evitar o ataque dos fungos;
* Procure andar descalço sempre que possível. Relaxa e fortalece a musculatura dos pés.

Cuidados essenciais antes de praticar exercícios ao ar livre

Praticar exercícios físicos ao ar livre traz inúmeras vantagens para o organismo e a mente. Mesmo assim, você precisa tomar alguns cuidados importantes para tirar total proveito que só as atividades físicas podem oferecer. Fique ligado nessas dicas:

* Use roupas confortáveis, apropriadas à temperatura e ao tipo de atividade. Prefira cores claras. Fazer atividade física com agasalhos não significa uma maior gasto energético ou perda de gordura. Eles vão trazer mais desconforto. Não descuide também dos calçados – um tênis confortável é a melhor opção.
* Antes de qualquer atividade, faça um aquecimento de 5 a 10 minutos.
* Não esqueça também de alongar os músculos
* Procure se hidratar a cada 20 minutos
* Em dias de muito calor, procure se proteger dos raios solares. Boné, óculos escuros e protetor solar são indispensáveis. Não se preocupe com a queda de rendimento nesses dias. Isto é absolutamente normal.

Cuidado com dentes do bebês começa no pré-natal

Os cuidados com a dentição das crianças devem começar ainda no pré-natal. O princípio de tudo está na alimentação da futura mamãe, que precisa ser reforçada e cheia de nutrientes. Coma muita fibras, cálcio e ferro, pois são elementos que ajudam na formação dos dentes.

Quando os primeiros dentes já tiverem nascido, os pais devem fazer a escovação duas ou três vezes ao dia, após as refeições, mas sem o creme dental. Chupetas só hora de dormir. Se a criança tem o hábito de usá-la continuamente, pode, no futuro, ter deformações no palato e problema de posicionamento dos dentes, de deglutição ou de respiração bucal.

Qualidade de vida dos idosos depende de uma série de medidas. Adote-as

A preocupação com a qualidade de vida dos idosos aumenta à medida que melhores condições de higiene e avanços da medicina propiciam maior longevidade. Existem fatores ambientais e genéticos que explicam o crescimento da expecativa de vida, mas é certo que a vida urbana colaborou bastante com essa evolução, já que permitiu o acesso mais fácil à assistência médica e a melhores condições de moradia.

Mesmo assim, as famílias que têm idosos em casa precisam estar atentas aos cuidados que devem ser tomados para que eles tenham uma vida saudável, tais como prática de exercício, alimentação saudável e lazer.


Alimentação adequada para um idoso:
- Frutas, verduras, legumes frescos
- Pães, cereais, grãos, arroz, massa e feijões
- Leite e derivados
- Carnes brancas
- Evite enlatados, embutidos, frituras e grelhados. Prefira os alimentos cozidos ou assados e com pouco sal
- Distribua as refeições em pequenas porções mais vezes ao dia
- Frutas, sucos, chás, torradas e biscoitos, gelatinas e iogurtes, sopas leves são excelentes nutrientes.


Praticar exercícios físicos é essencial:
- Caminhar, nadar, andar de bicicleta regularmente ajudam a manter o peso ideal
- O exercícios fortalecem a musculatura e dão mais equilíbrio
- Fazem o sangue fluir melhor e facilitam a passagem do oxigênio para as partes do corpo


Tenha cuidado com os acidentes domésticos
Como as crianças, organize a casa para evitar possíveis acidentes com os idosos. Veja como:

No quarto – Coloque luzes internas nos armários para facilitar a visualização das roupas. A cama deve ser mais alta do que as comuns – o recomendado é de 55 a 65 centímetros. Disponibilize uma poltrona para que o idoso possa vestir meias e calçar sapatos confortavelmente.

No banheiro – Piso antiderrapante e corrimãos dentro do boxe e ao lado do vaso.

Na cozinha - Luz adequada sobre a pia e o fogão. Utilize também piso antiderrapante.

Na sala - Sofás e poltronas com altura de 55 a 65 centímetros, para maior facilidade de sentar-se e levantar-se. Disposição adequada de móveis, de modo a evitar mesinhas de centro e tapetes soltos.

Nas escadas e corredores – Mantenha essas áreas bem iluminadas, com piso antiderrapantes e, se possível, emborrachados.

Atividade física pode reduzir riscos de impotência

Homens que fazem algum tipo de atividade física – como uma caminhada de três quilômetros – têm menos risco de ter algum tipo de distúrbio de ereção.

O exercício físico aumenta a resistência cardiovascular, melhora a circulação e mantém as artérias saudáveis e desobstruídas. O acúmulo de gordura pode dificultar o fluxo sangüíneo nas artérias que irrigam o pênis, dificultando a ereção.

Mas não é só isso. A prática de uma atividade física dá mais vitalidade e energia. Ela aumenta a auto-estima e o bem estar com os outros. É que no momento que se está exercitando o corpo, o cérebro libera substâncias como a endorfina, que influencia no humor.

Com uma programação regular, pode-se controlar o colesterol, a taxa de açúcar no sangue, fortalecer os músculos e as articulações, melhorar a memória e o raciocínio.

Mente sã, bom desempenho sexual

Grande parte dos problemas de disfunção erétil (impotência) é causada por fatores psicológicos. Estresse, depressão, ansiedade podem afetar o desempenho sexual, podendo transformar o problema num círculo vicioso: o problema psicológico causa impotência, que gera mais ansiedade – uma das causas psicológicas mais comuns da disfunção. A preocupação em “falhar” de novo acaba gerando uma tensão antes de uma outra relação sexual. E para que haja a ereção é necessário que o homem esteja relaxado.

Hábitos saudáveis de vida e o controle das doenças crônicas são o princípio para uma boa vida sexual. Na maioria dos casos o homem não “é” impotente; ele “está” impotente. E por isso o tratamento varia de acordo com a causa do problema. A primeira medida tomada pelos médicos é solicitar uma orientação para que o homem conheça a própria sexualidade, no sentido de diagnosticar corretamente a impotência.
Pode acontecer de medicamentos serem a causa do problema. Alguns remédios para a pressão têm a disfunção erétil como efeito colateral. Nesses casos, um outro tipo de medicamento pode resolver o problema.

Dificuldade no relacionamento afetam consideravelmente o desempenho sexual. Daí, o casal é encaminhado para uma terapia específica. Quanto ao estresse, é recomendada a diminuição da carga de trabalho e a prática de exercícios. A ansiedade e a depressão devem ser controladas com o auxílio de um acompanhamento psicológico. Quando o tratamento psicológico não funciona, parte-se para medicamentos ou cirurgias.

Mudanças de clima e de temperatura propiciam o aparecimento da gripe

A febre chega. A dor no corpo aparece. O mal-estar e o desânimo tomam conta da situação. Os sintomas da gripe são conhecidos por todo mundo e já está comprovado que na mudança de clima e de temperatura os vírus gripais (adenovírus e influenza, principalmente) encontram condições adequadas para se fixarem no organismo.

Algumas medidas previnem o surgimento desse incômodo – evite lugares muito fechados, com aglomeração de pessoas e tome muita vitamina A e C. Você pode optar tanto pelas vitaminas concentradas, vendidas em farmácias, ou pela ingestão de alimentos que contém essas duas vitaminas. As frutas cítricas (laranja, mexerica, tangerina e acerola) são ótimas fontes de vitamina C. Cenoura, beterraba e tomate têm muita vitamina A. Se você foi pego de surpresa pela gripe, a alternativa é tratar os sintomas.


Alerta

Uma gripe pode se transformar em uma infecção bacteriana. Cada tipo de infecção exige medicamentos apropriados, por isso, é muito importante procurar um médico. Se ele receitar um antibiótico, o medicamento deve ser ingerido durante o período determinado pelo médico. A interrupção precipitada faz com que a bactéria ganhe força e a infecção se torne mais difícil de ser tratada.

Se a doença persiste por mais de uma semana, a sinusite pode aparecer. Os principais sintomas da sinusite são a sensação de peso na cabeça ou na face, acompanhada de secreção contínua.

Mas, o perigo maior está em a gripe evoluir para um quadro de pneumonia. Cuidados especiais devem ser tomados e o acompanhamento médico é essencial. O tratamento exige uso de antibióticos, repouso e hidratação oral (bastante água e sucos).

Fonte: Unimed

Previna-se das doenças do inverno

O inverno chegou e com ele as crises alérgicas surgem com mais facilidade. Mas alguns cuidados básicos e simples podem ajudar bastante a prevenir as rinites, gripes e resfriados. Veja como fazer:

Em casa:

* O sol e o ar espantam ácaros, vírus, bactérias e poeira. Por isso, no inverno, aproveite os horários de sol para iluminar a casa e mantenha os ambientes bem ventilados.
* Faça uma boa limpeza na casa. Para retirar o pó dos móveis, recomenda-se usar panos úmidos. Nada de espanadores, pois eles não removem apenas mudam a poeira de lugar.
* Colchões, travesseiros, almofadas e cortinas devem estar cobertos por capas plásticas

No quarto:

* Se você tem animais de estimação, como cachorro ou gato, deixe-os no lado de fora da casa.
* Roupas pesadas e guardadas por muito tempo podem juntar poeira. Por isso, recomenda-se lavar essas peças antes de usá-las.
* Troque os cobertores por edredons, pois eles juntam menos poeira e não soltam pêlos
* As roupas de cama devem ser trocadas uma vez por semana
* Retire do quarto todos os bichinhos de pelúcia, carpetes e tapetes

Fonte: Unimed

Como conservar seus móveis de madeira

A superfície a ser envernizada deve ser polida com lixa nº 220.

Elimine com tiner vestígio de gordura, cera ou graxa e espere secar.

Para facilitar, enrole a lixa num pedaço de madeira.

Se o verniz antigo estiver em bom estado, lixe apenas para remover o brilho. Se estiver mal conservada, retire todo.

Homogeneizar e diluir bem o verniz com aguarraz.

Sempre inicie pelas bordas, com pincel.

Espere doze horas para aplicar a segunda demão.

Entre as demãos lixe com lixa nº 320.

Para usar o rolo, coloque o verniz numa bandeja e passe o rolo para frente e para traz sem encharcá-lo.

Em moveis com partes como gavetas, envernizar primeiro as partes removíveis.

Fonte: dica.info

Limpando Forno de Microondas

· nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.

· limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.

· internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.

· para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.

· o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.

· o vidro da porta apenas com sabão neutro.

Remover odores

Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas.

Aqueça por 2 minutos na potência alta.

Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Miojo ao molho de atum

Se você chegou do trabalho ás pressas, não tem nada pronto em casa, e você está sem tempo de fazer. Aqui vai uma dica de almoço prático, rápido e gosto!

Ingredientes:

3 Pacote de miojo
2 lata de atum (oleo)
2 cebola
300g de extrato de tomate

Modo de preparo:

Cozinhar o Miojo, depois dorar a cebola ao oleo do atum,
acresentar o extrato de tomate e o atum.
O tempero pode ser o que vem com o miojo 2 pacote. Ou pode se
qualquer um outro tempero a gosto.

Fácil né?! Experimente.

Fonte: Franciane Soares

Guia de sobrevivência no supermercado

Quando você está no supermercado olhando as prateleiras, passando pelas gôndolas, nem imagina que tudo ali foi milimetricamente preparado para que você gaste mais.

Pensando nisso, o Mais Você montou, nesta quinta-feira, um mini-supermercado para dar dicas de economia na hora de ir às compras.

Segundo o professor de Planejamento, Comunicação e Marketing Eduardo França, existe atualmente uma colocação inadequada dos preços. “Muitos supermercados não etiquetam produto por produto. Aí o cliente se confunde na hora de pegar o produto com o preço indicado na prateleira e acaba, muitas vezes, pagando mais caro”, disse.

Outra dica é não olhar apenas os produtos que estão expostos na altura dos olhos. “Olhe sempre os produtos que estão nas prateleiras mais baixas”.

Confira as dicas:

- planeje as compras e faça uma listinha
- nao saia com fome ou cansado
- melhor deixar crianças em casa
- leve uma calculadora que facilita a decisão
- compare preços
- preste atenção no volume, tamanho e quantidade.


Ao entrar no supermercado:


- comece pelos fundos da loja onde geralmente estão os produtos de primeira necessidade
- desconfie das gôndolas muito atraentes. O fato de estarem separados não significa que estão em oferta
- não confunda diet com light
- olhe as prateleiras altas e baixas. Geralmente, os produtos da grande marca estão nos lugares mais fáceis de pegar. O que necessariamente não significa que são os melhores produtos ou os mais baratos.

Fonte: Mais Você

Arroz Integral

Veja como fazer um arroz integral bem natural, sem frituras.

Para um copo de arroz, 4 de água.

O segredo de refolgar sem óleo, isto é, sem frituras, é deixar a panela esquentar, sempre no fogo baixo. Depois colocar o alho picado para mexer. Na medida que o alho vai querendo grudar na panela, põe água quente, muito pouco, suficiente para não deixar grudar.

Quando o alho estiver bem dourado, joga o arroz lavado e vai dourando do mesmo jeito e só quando estiver bem torrado é que coloca os 4 copos de água fervendo. Mexe e deixa a tampa da panela ligeiramente aberta.

Quando o arroz estiver quase seco, colocar tempero verde fresco e picado a vontade e sal (marinho) a gosto.

E então, é só servir!

Fonte: Saúde Integral

Beba água com o estômago vazio

Hoje é muito popular no Japão beber água imediatamente após se levantar, na parte da manhã. Além disso, as evidências científicas têm demonstrado os valores de beber água.


Abaixo divulgamos uma descrição da utilização da água para os nossos leitores:


Para idosos com doenças graves e doenças em tratamento médico, a água tem sido muito bem sucedida. Para a sociedade médica japonesa, há cura de até 100% para as seguintes doenças:

Dores de cabeça, corpo ferido, problemas cardíacos, artrite, taquicardia, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, aparelho urinário e doenças renais, vômitos, gastrite, diarréia, diabetes, hemorróidas, todas as doenças oculares, obstipação, útero, câncer, distúrbios menstruais, doenças de ouvido, nariz e garganta.

Método de tratamento:

1. Pela manhã e antes de escovar os dentes, beber 4 copos de água com 160ml.
2. Lavar e limpar a boca, mas não comer ou beber nada durante 45 minutos, depois pode-se comer e beber normalmente.
3. Após os 15 minutos do lanche, almoço e jantar não se deve comer ou beber nada durante 2 horas.
4. Pessoas idosas ou doentes que não podem beber 4 copos de água, no início podem começar por tomar um copo e aumentar gradualmente a quantidade para 4 copos por dia.
5. O método de tratamento cura doenças e outros podem desfrutar de uma vida mais saudável.

A lista que se segue apresenta o número de dias de tratamento necessários para curar / controlar / reduzir as principais doenças:
1. Pressão Alta - 30 dias
2. Gastrite - 10 dias
3. Diabetes - 30 dias
4. Obstipação - 10 dias
5. Câncer - 180 dias
6. Os doentes com artrite devem continuar o tratamento por apenas 3 dias na primeira semana e, desde a segunda semana, diariamente.

Este método de tratamento não tem efeitos colaterais. No entanto, no início do tratamento, haverá a necessidade de urinar frequentemente. Mas é melhor se continuarmos com o tratamento, porque este procedimento funciona como uma rotina de nossas vidas. Beber água é saudável e dá energia, porém é importante não beber durante, nem após a refeição, pois retarda a digestão ao diluir o suco gástrico.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dicas de filmes de 2009 para se assistir

Se você está à procura de dicas de filmes de 2009 para que você possa assisti-los no conforto de sua casa, e então gostar do mesmo para não se desapontar no final, abaixo você encontrará alguns filmes que neste ano de 2009 tem sido fonte de grande procura e polemica.

Minha dica para você é que assista ao filme “Entre Lençóis” que é um filme brasileiro estrelando Reynaldo Gianecchini e Paola de Oliveira. Mas se preferir os filmes internacionais, você pode optar pelo filme “O Curioso Caso de Benjamin Button” que tem como ator principal o galã Brad Pitt que nasce aparentemente velho e mais rejuvelhecendo conforme o tempo passa. Mas juntamente do Pitt, temos Cate Blanchett, Kimberly Scott, Jason Flemyng, Taraji Henson, entre outros ótimos atores.

Outro filme muito comentado em 2009, que dificilmente você ainda não deve ter assistido é o “Crepúsculo” que se baseia em um romance muito inesquecível vivido pelo vampiro Edward Cullen (Robert Pattison) e por Bella (Kristen Stewart). Escolha um deste e vá agora mesmo até a locadora mais próxima de sua casa e alugue um destes, sem dúvidas você não irá se arrepender.

Como organizar uma festa infantil no seu salão de festas ou na sua casa

Quando oferecemos uma festa, desejamos acima de tudo que tudo saia perfeito e que o aniversariante esteja feliz. Apesar de termos atualmente os buffets que oferecem o serviço completo, queremos às vezes uma reunião mais descontraída em casa ou no salão de festas do prédio mesmo para apenas reunirmos os amigos.

Para que tudo transcorra tranquilamente, sugerimos alguns cuidados na organização do evento.

Primeiramente organize o plano da festa, coisas que você não pode esquecer:

* Faça a lista de convidados
* Defina a data, horário e o local
* Defina o tema da festa
* Reserve o salão de festas de seu prédio
* Selecione a trilha sonora de acordo com o tipo do evento
* Escolha o tipo de alimentação a ser servida
* Não esqueça da lembrancinha
* Preocupe-se também com o lazer da festa

Feito isso envie os convites, e contrate os serviços de buffet e lazer, não esquecendo que sempre é bom ter um contrato de prestação de serviços, para o caso de algum item faltar e depois você ter como reclamar.

Se você optar para um coquetel, hoje existem vários tipos de kits de festa, onde incluem os docinhos, salgados, bolo e decoração, mas cuidado, esses kits geralmente tem os salgados na versão coquetel, ou seja, mini coxinhas, mini bolinhas de queijo, e assim vai. E sempre é bom fazer a degustação dos mesmos, caso você não os conheça.

Se a festa for à tarde calcule a seguinte porção individual: para adultos são em media 6 salgados, 3 doces e 5 copos de refrigerantes/água/suco; já as crianças consomem em média 5 salgados, 2 doces e 4 copos de refrigerantes/água/suco. Lembrando que essa proporção de salgados é para o tamanho normal, não são os minis.

Na decoração, explore ao máximo o tema escolhido, decore as mesas, a entrada com balões, a saída com uma mesa de café e/ou licor, a mesa de guloseimas.

O lazer pode ser feito por animadores, palhaços, mágicos, brinquedos, tipo piscina de bolinhas, carrossel, autorama, etc., tudo vai depender do seu espaço e do orçamento, valendo até mesmo um karaokê.

Atualmente consegue-se facilmente personalizar as lembranças através das impressões fotográficas, assim a lembrança vai com a foto (opcional), nome do aniversariante e data do evento e de fundo ainda pode ter impresso o tema da festa.

A princípio parece muita coisa, mas como o prazer em fazer o aniversariante feliz é maior, esse cansaço é logo esquecido.

O segundo semestre é sempre melhor para a economia

[Por Antônio Filatelli]

Conforme a matéria publicada no site brasil.melhores.com.br, o segundo semestre do ano sempre é melhor para a economia. Essa informação foi passada por Stephen Charles Kanitz, consultor de empresas e conferencista brasileiro, mestre em Administração de Empresas da Harvard Business School e bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. É colunista da revista Veja desde 1998, na seção Ponto de Vista.

Kanitz esclarece que o segundo semestre sempre ser melhor do que o primeiro em termos de atividade econômica e isso não ocorre somente quando o país está crescendo.

Como se sabe, o Brasil só começa a trabalhar depois do carnaval. Janeiro é o mês que todo mundo tira férias. Outubro, novembro e dezembro são meses em que se distribuiu o 13.º e, portanto, se gasta mais. Nessa época do ano, tem o dia da criança e, obviamente, o Natal.

O especialista afirma que “Na minha época de editor do anuário Melhores e Maiores, publicávamos essas estatísticas, que davam 48% de vendas no primeiro semestre e 52% no segundo semestre”.

Kanitz alerta que “o segundo semestre será muito melhor do que este semestre. O consumo das famílias deve crescer 3,8% ou mais em 2009 e, no mínimo, 6,6% em 2010. Esse pessoal, portanto, vai ser muito importante daqui para frente.”

O administrador conclui que estamos retomando o crescimento, por isso, precisamos nos preparar já para podermos suprir o mercado com tudo que ele pensa comprar nos próximos 18 meses (algo superior a 10%).

Outros especialistas também são otimistas quanto à recuperação econômica e retomada de investimentos no segundo semestre de 2009. No setor imobiliário, as expectativas são ainda maiores devido às medidas habitacionais realizadas pelo governo, como o aumento do valor do financiamento de imóveis para até R$ 500 mil. O pacote habitacional deve entrar efetivamente em prática a partir de julho, aumentando ainda mais o número de consumidores adquirindo imóveis.

domingo, 3 de maio de 2009

ovens que se embriagam sofrem alteração no desenvolvimento do cérebro

Estudo foi feito pela Universidade da Califórnia em San Diego.
Dano nessa fase pode até ser definitivo, dizem médicos.

Infelizmente, cada vez mais vemos jovens bebendo e bebendo demais, até cair. Em festas de adolescentes nas grandes cidades é comum a necessidade de suporte médico para tratar a intoxicação alcoólica -- festas onde, por questões legais, não deveria nem ao menos ser permitido servir bebidas alcoólicas, pela presença de menores.

Em nossa sociedade a utilização de álcool pelos jovens é aceita e até mesmo estimulada.

Pesquisas científicas vêm mostrando que o efeito da bebedeira sobre o cérebro das crianças não se limita ao dia seguinte. Uma nova pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia em San Diego, mostra que o desenvolvimento do tecido cerebral pode ser alterado nos jovens que passam da conta.

Os cientistas descobriram que a substância branca, apresenta modificações com a exposição a toxinas, especialmente o álcool, em altas doses. A substância branca é responsável pela transmissão de informações entre as regiões de substância cinzenta do cérebro.

Com essa dificuldade de transmissão da informação ficam comprometidas as capacidades de coordenar várias informações na tomada de decisões e no controle das emoções. Essas alterações, que afetam várias regiões diferentes do sistema nervoso central, já haviam sido detectadas em cérebros de alcoólatras.

O que não se conhece ainda é o padrão temporal de modificação, porém acreditava-se que isso acontecesse no decorrer de anos.

O tecido nervoso central ainda está em desenvolvimento nos adolescentes. Essa evidência aponta para o fato de o dano causado pelo excesso de álcool poder ser definitivo e trazer conseqüências no desempenho social e intelectual desses jovens.

Por: Luis Fernando Correia
-> Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.